Porque meu filho fica resfriado toda hora?

|
Ola mamães, como estão?? Então aqui estamos numa luta contra os resfriados. Bernardo mal cura um resfriado e e já está resfriado novamente. Nesse período de inverno fica frequente os resfriados, então venho falar hoje um pouquinho desse assunto.


O resfriado é uma infecção das vias respiratórias superiores, causada por vários tipos de vírus. Seu filho está aperfeiçoando seu sistema imunológico, mas só consegue ficar imune a um dos mais de 200 vírus que causam o resfriado por vez.

O modo de contágio mais comum é através de gotículas de saliva -- quando alguém espirra, libera as gotículas no ar, e elas são aspiradas por outra pessoa. O vírus também pode ser transmitido pelo contato das mãos, portanto sempre lave as mãos depois de assoar o nariz. 


Você vai notar que seu filho fica mais resfriado no outono e no inverno, porque os ambientes são mais fechados, facilitando a circulação do vírus de pessoa para pessoa. O frio também torna as membranas do nariz mais suscetíveis à entrada dos microorganismos.

Em média, crianças pegam entre seis e dez resfriados por ano. Isso mesmo! E, frequentando a escola ou creche, o número de resfriados pode chegar a 12 ao ano. Está explicado por que parece que seu filho não passa mais de duas semanas sem o nariz estar escorrendo...

Como Tratar o resfriado:

Não há muita coisa que você possa fazer para que o resfriado vá embora mais rápido, mas pelo menos pode adotar algumas estratégias para que seu filho se sinta melhor (ou não piore). 
-Dormir na posição horizontal pode deixá-lo mais congestionado ainda, portanto tente mantê-lo com a cabeça mais elevada. Você pode usar travesseiros na cama ou colocar toalhas embaixo do colchão. Só não exagere na inclinação, porque seu filho pode virar de lado na cama e o efeito vai ser inverso.
-Exponha a criança ao vapor. Se não tiver um vaporizador a frio em casa, ou um inalador, pode dar um banho quente, ou deixá-lo no banheiro com você por cerca de 15 minutos, respirando a fumaça da água quente.
-Dê muito líquido, para ajudar a soltar as secreções nasais e para evitar a desidratação causada pela febre.
-Tenha paciência. Mesmo que seu filho já estivesse dormindo a noite toda, um resfriado é suficiente para levar a família de volta à época das noites em claro. Ele vai acordar várias vezes por causa do nariz entupido, e um chamego costuma ser a melhor solução.
-Use soro fisiológico para aliviar a congestão nasal. Pergunte ao pediatra qual o melhor tipo (em gotas ou spray). Tente ensinar a criança a assoar o nariz. Algumas conseguem aprender até os 3 anos, outras precisam de mais tempo.

Quais remédios podemos usar:

Para baixar a febre, você pode dar um antitérmico como o paracetamol, a dipirona ou o ibuprofeno, seguindo as instruções do seu médico. Mas os especialistas vêm recomendando que não se dê remédios contra tosse ou descongestionantes a crianças de menos de 6 anos, devido aos efeitos colaterais. Não dê nada sem consultar o pediatra.

Preciso procurar um médico:

- Se a febre passar dos 39 graus.

- Se o resfriado começar a piorar depois de uma semana, ou se os sintomas não forem embora depois de duas semanas.
- Se ele tiver dificuldade para respirar, chiadeira no peito, tosse persistente ou catarro verde. Podem ser sinais de asma ou pneumonia.
- Se ele reclamar de dor de ouvido, o que pode significar uma otite.
- Se seu filho estiver abatido demais, sem energia para nada.

Espero que ter ajudado as mamães!!

Beijos grandes!!

Um comentário:

  1. Tadinhos, como sofrem! O Bernardo vai para a creche?
    Ano que vem o Miguel irá e estou até prevendo a rotina dos resfriados aqui em casa. Ele não fica muito resfriado, está com 17 meses e acho que só ficou umas 5 vezes e foi coisa de uns 2 dias só e já apresentava melhora, mas na creche não terei como escapar. Veremos...
    Dicas anotadas!
    Beijos

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!