Quarto Montessoriano

|
A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.
Desta forma, Montessori acreditava que a casa não deve ser para crianças, mas das crianças, ou seja, não organizada para sua chegada, mas estruturada a partir de sua criação. Assim, quando pensamos em uma decoração montessoriana, temos que ter em mente que a proposta é fazer um quarto pensando no bebê e não para uso de adultos. Também é importante ter uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa. A prioridade é a liberdade que a criança deve ter. Ponto fundamental, no desenvolvimento da criatividade.
Lembre-se: esse ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança. O objetivo do quarto montessoriano é promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência.
·          
·      ESPAÇO PARA EXPLORAR
·         Para Maria Montessori, o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Por isso, o quarto montessoriano preza por mobiliário essencial e espaço para que os bebês explorem tudo ao seu redor. Para que essa exploração possa ser feita de forma segura, é bom abusar de materiais que proporcionem segurança aos pequenos, como tapetes fofinhos. 

Quando estava grávida eu não conhecia esse tipo de quarto, e confesso que quando conheci fiquei encantada.
Desde que me separei, Bernardo começou a dormir com a mamãe, vendi o berço dele e acabei não comprando uma caminha.
 Agora pesquisando um pouco, o que fazer no quartinho dele, por que está na hora dele abandonar um pouquinho a mamãe, pois a mamãe também precisa de um pouco de privacidade, achei o quarto montessoriano, e resolvi que em abril nas minhas férias, vou reformular o quartinho dele, já temos colchão de solteiro sobrando,  vou adaptar o restante.

Olha algumas idéias que achamos pela internet, para a mamãe se inspirar.











 Espero que tenham gostado dessa ideia, assim que eu modificar o quarto do pequeno vou trazer fotos para verem o resultado.

Beijos grandes, um ótimo final de semana!!

5 comentários:

  1. O quarto é o primeiro lugar que a criança vai passar mais tempo principalmente a noite, o quarto precisa estar adequado para a criança, gostei muito das ideias, é super importante para o desenvolvimento das crianças, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as idéias ... E acho lindo esses cantinhos (seja quarto ou outro espaço para a criança)

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  3. Amei suas inspirações, acho muito boa a proposta do quarto montessoriano.
    Além de ser lindo, a ideia de deixar a criança com liberdade para brincar e explorar seus limites é muito boa.
    Acho que só pode fazer bem ao bebê ter tudo ao seu alcance para explorar, inclusive a cama para quando ele achar necessário descansar.
    Acho que deixa a criança mais esperta e ajuda no desenvolvimento motor.
    Quero ver as fotos do quarto do Bernardo.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ludmyla,
    este método é realmente espetacular. E pensando bem, a escola que meu filho frequentou, usavam este método. Outro assunto é com relação de mãe e filho dormirem juntos. Aconteceu comigo durante anos, fiquei muito dependente desta companhia, a separação de quartos foi muito difícil, mas graças a Deus hoje superei e hoje cada um no seu quarto, mas tenho minhas recaídas e ele não sede.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  5. Amada te indiquei para receber o Prêmio Dardos, lá no meu Tititi da Dri. Espero que gostes. Caso não saibas, este prêmio é concedido a blogueiros para reconhecer "o esforço, criatividade e dedicação para manter um blog" e "valores pessoais, culturais, éticos e literários". Este prêmio também é conhecido como Best Blog Darts Thinkin.

    http://tititidadri.blogspot.com/2016/03/entrega-de-premios-dardo-2016-melhores.html

    beijos

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!