Ideias Criativas para a Alimentação das Crianças

|
Existem fases em que é normal que a criança diminua a quantidade de alimentos ingerida. Isto se justifica pelos picos de crescimento e pelas novas descobertas. Porém, é essencial que, mesmo com essas alterações, o pequeno se alimente de forma equilibrada e saudável.
Mas, quem é mãe sabe que nem sempre essa tarefa é fácil. Portanto, se seu filho não está comendo direito, certifique-se de que as dicas de alimentação infantil estão sendo seguidas:
Defina horários. Uma rotina alimentar é essencial para que a criança se acostume e entenda a importância do momento de comer e para que o organismo sinta fome nas horas devidas. Dividir as refeições em quatro porções é o ideal. O café da manhã pode ser servido logo que a criança acorda, entre 7 e 8 horas. O almoço pode ser às 12h, seguido pelo lanche às 16h e finalizado com o jantar até as 20h.
Quem determina o que uma criança deve comer é o seu responsável. Ingredientes saudáveis devem estar dentro da alimentação dos pequenos e quem decide isso são os seus cuidadores. Na hora das refeições, evite oferecer muitas opções. Isto gera confusão e pode causar a sensação de que é permitido escolher qualquer tipo de alimento a qualquer hora.
Libere os abusos aos finais de semana em pequenas quantidades. A criança, uma hora ou outra se deparara com hábitos alimentares diferentes daqueles dos praticados em sua casa. Por isso, é muito importante que elas saibam que comidas diferentes existem e que as provem. Porém, também é essencial ensiná-la a lidar com esses novos gostos. Explicar que aqueles alimentos que não são tão saudáveis podem se consumidos de forma moderada é o melhor caminho para evitar descontroles mais tarde.
Por fim, a dica infalível é deixar a comida atrativa. Um prato de arroz, feijão, legumes e carne pode ficar muito mais divertido se os alimentos formarem uma carinha ou uma casinha. Para ajudar e trazer inspirações para esta tarefa, veja na galeria opções para fazer desenho com a comida para as crianças.








Quantas dicas criativas para fazermos pro nossos pequenos né.. Temos que incentivar a alimentação saudavel , espero que tenham gostado da postagem.
Um grande beijo e uma excelente semana!!

15 comentários:

  1. Olha, quando o meu André eu pequeno sempre foi uma luta. É muito importante as crianças terem uma alimentação saudável. E destes pratos lindos até abriu meu apetite.

    Beijos

    http://arroz-di-leite.blogspot.com.br/

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  2. minha irmã tem 8 anos e ainda definimos os horários pra ela comer e o que ela vai comer, acho isso de suma importância porque se deixar eles comem porcarias o tempo todo né

    beijo

    ResponderExcluir
  3. acho uma paixão essas ideias.... sabe, até para adultos vale... às vezes a gente tem q inventar alguma coisa para diferenciar.. fica a dica p ex. da banana, para sobremesa
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Acredito que s boa alimentação é algo que dwve vir desde cedo para acostumar o paladar.E com essas ideias criativas vai ser bem mais facil!bjo

    ResponderExcluir
  5. Isso estimula principalmente comer alimentos saudáveis. Adorei a refeição da abelhinha!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  6. Quanta criatividade! Nem da para saber qual gostei mais rs, nós mamães temos que ser criativas em tudo né, principalmente na alimentação.
    Bj
    Luh
    www.blogsemprebelas.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas!
    Quando se trata de alimentação para crianças, precisamos inventar algo para deixar a comida mais chamativa, né?
    Até eu fiquei com vontade de experimentar estas comidinhas haha

    Bjos
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir
  8. Gostei da criatividade, precisamos sempre mudar a forma da alimentação delas, Ludmyla beijos.
    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei as idéias dos pratos, apesar de não ter problemas com a alimentação pois o Gui come de tudo, as vezes prato bem cheio e outros nem tanto mais faço as vezes alguns pratos divertidos para ele

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas.
    Ficaram lindinhos os pratos.
    Vou aderir aqui em casa , meu pequeno é enjoadinho para comer.
    Bjs!!!!
    www.bydanidias.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ah esse pratos criativos são demais!!!
    Aqui comem bem mas não variam tanto... eu geralmente dou uma camuflada nos alimentos que geralmente separam, principalmente os verdes!
    Adorei as dicas!
    Beijos,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
  12. Essas comidinhas divertidas são além de lindas
    saborosas, e a criança ama
    aguardando a minha nessa idade
    para eu fazer vários assim
    linda noite bjs Adri

    ResponderExcluir
  13. Eu amo quem faz essas maravilhas pras crianças comerem.
    Pratos criativos além de lindos aguçam a curiosidade e o apetite dos pequeninos.
    Adorei.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  14. A rotina faz mt as coisas darem certo, e a criatividade na hora de montar os pratos é show! :)

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/7/15

    acho que muita coisa ajuda na hora de alimentar uma criança,é fazer comida que ela tem que comer com o que ela gosta também,nao fazer o prato 100% de coisas que a criança nao gosta,é também comprar pratinho e talheres de bonecas da disney,é também fazer isso como nas fotos... tudo ajuda! adorei seu blog!
    estou seguindo,segue de volta? www.meninadesencanada.blogspot.com
    corre lá que está rolando sorteio! beijos

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!