Higienização Nasal- Ajuda a prevenir doenças respiratórias

|
Higienização nasal é simples e ajuda a prevenir doenças respiratórias no outono e inverno
Hábito é rápido e desobstrui as vias aéreas, facilitando a respiração; as estações do ano, como o outono e inverno, são as mais propícias a essas doenças

Viver em grandes cidades, expostos diariamente à poluição e ao ar condicionado, deixa o organismo mais vulnerável a infecções respiratórias. A chegada de estações mais frias, como o outono e o inverno, são outro agravante. A higienização nasal é uma ação simples e rápida que pode evitar a manifestação de muitas dessas infecções, até mesmo em pessoas que são mais susceptíveis a desenvolver essas doenças respiratórias. 
“Se todos soubessem quanto o hábito da higienização nasal é rápido e importante, o fariam diariamente. Seria como escovar os dentes”, explica o Dr. Ayrton de Magistris, médico otorrinolaringologista. “O recomendável a pacientes com alterações respiratórias, como rinite, sinusite ou viroses, é fazer a higienização nasal pelo menos três vezes ao dia. Manter as vias aéreas superiores limpas, sem obstruções, é muito relevante à saúde”.
O muco nasal pode ficar mais denso quando a higiene nasal não é realizada. Com isso, os cílios que auxiliam no transporte do muco tendem a funcionar de maneira menos eficiente, causando acúmulo na região. Dessa forma, ele pode atuar como um depósito de poluentes e antígenos, provocando as alergias, infecções e até mesmo doenças mais graves.
“O muco contaminado pode se deslocar aos ouvidos, às cavidades sinusais e para a garganta, causando infecções como sinusites, otites, faringites, e bronquites. Estes já são quadros mais avançados e delicados”, alerta o especialista. A higienização nasal limpa essa cavidade nasal, eliminando os focos alérgicos e estimulando a circulação. “O depósito de substâncias que estimulam as reações alérgicas, assim, é evitado”.

Estações do ano cooperam
A baixa umidade do ar é outro fator que prejudica as funções respiratórias e deixa o organismo mais vulnerável. “Os níveis de umidade do ar podem descer a 30%, 20% e até mesmo permanecer abaixo de 10% no outono e inverno”, ressalta Dr. Ayrton. O índice ideal, para manter o muco nasal em bom estado, é entre 60% e 80%.
O comportamento no frio também coopera. As pessoas ficam naturalmente mais aglomeradas e com as janelas fechadas, permitindo uma troca maior de ar e contaminantes. O próprio frio pode ser um foco de alergias a algumas pessoas, que podem apresentar reações nos tecidos que revestem o aparelho respiratório pelo simples fato de inspirar o ar mais frio.
“Não é só no outono e no inverno. Outras estações carregam o ar com mais substâncias naturais, que normalmente possuem um poder irritativo para o sistema imune muito maior do que o normal. O pólen das flores, na primavera, é um exemplo. A higienização nasal deve ser feita independentemente da estação do ano”, ressalta o especialista.

Beijos, ótima semana!!

13 comentários:

  1. Super importante, aqui infelizmente meu menino detesta lavar o nariz, então optamos por inalação antes de dormir.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que noticia boa pois ajudar prevenir
    vai ajudar muitas pessoas
    que tem alergia eu mesmo nem sabia
    que precisava fazer isso sempre, imagina 3 vezes
    ao dia
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bia tem feito bastante!! Neste tempo é o que salva!
    Bjs
    Mell

    ResponderExcluir
  4. Anônimo26/5/15

    Dicas ótimas amei. Meu bebê tem 6 meses. Tento limpar o nariz dele e ele já não gosta, faz birra. Mas vou tentar fazer inalação igual a amiga lá em cima escreveu. Beijos!
    www.rubiasolbakken.com

    ResponderExcluir
  5. Meu filho não gosta muito não, mas é importante! bjo

    ResponderExcluir
  6. Muito bom saber amiga, por aqui as meninas ficam muito doentes ;(
    Vou começar a fazer!!
    Beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  7. Super importante mesmo, aqui quando o tempo começa a ficar mais seco e frio eu sempre faço no Gui a higienização e ajuda muito

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Por aqui até os dois anos usavamos Salsep mas depois a pediatra mudou para NasoClean e disse pra usar sempre, para lavar o nariz porque ajuda muito.


    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post, pois com esse tempo para nós adultos fica difícil imagina para
    as crianças?
    Bjos
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir
  10. Vou começar a fazer isso com as meninas
    geralmente só fazia quando elas estavam
    com o nariz entupido
    não sabia dessa informação

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  11. Nossa é bem difícil conseguir fazer, nem sempre conseguimos
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  12. Amei a dica... aqui em casa ainda precisamos de uma força externa para conseguir fazer rs..
    Mas aos poucos elas perdem o medo!
    beijos
    www.kyonacaron.com.br

    ResponderExcluir
  13. Só quem sofre de sinusite, rinite essas coisas sabe como é importante e necessário a higienização nasal.

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!