Conheça algumas dicas para tratar assaduras em bebês

|
Ola minhas queridas, como estão? Hoje venho falar de um assunto que todas mamães passam, a assadura dos bebes. Bernardo sofreu muito com assadura e depois de muitas e muitas tentativas acertamos na pomada certa que foi a Nistatina. E hoje venho compartilhar algumas dicas com vocês mamães de primeira viagem!!

As assaduras são reações inflamatórias na pele de bebês e crianças, que causam ardência, dor, coceira, irritação e sensação de queimação. Costumam surgir em regiões com uso de fraldas, principalmente em ambientes quentes e úmidos.  Seguem abaixo algumas dúvidas  frequentes sobre o tema:

- As assaduras acontecem por falta de higienização correta?
As assaduras são irritações na pele, que afetam cerca de 50% dos bebês. O principal fator de risco é a demora na troca de fraldas, que prejudica a higienização. Existem outros fatores que podem ocasionar o problema, como uso de loções, desodorantes e talcos; diarreia – com aumento da quantidade de fezes nas fraldas – e o uso de medicamentos antibióticos, que podem gerar reações na pele.

- O calor facilita o surgimento das assaduras? Por  que isso acontece?
Sim, o calor pode facilitar o surgimento de assaduras, mas não é o principal fator. O uso de fralda por bebês ocasiona aumento da temperatura e da umidade locais, o que aumenta as chances de irritação ocasionada pelo contato prolongado da urina e das fezes.

- Caso não sejam tratadas corretamente, as assaduras podem evoluir para micoses ou infecções de pele?
Sim. As bactérias, presentes no local, promovem a conversão de ureia em amônia, elevam o pH da pele e facilitam o aparecimento de infecções.

- Quando a assadura deve ser um sinal de alerta e o bebê encaminhado ao médico?
Quando a criança estiver muito irritada, desconfortável e com grandes áreas de vermelhidão na região da pele afetada pelas assaduras.  

- Como deve ser feito o tratamento e quais os medicamentos indicados?
Pode se fazer a higiene da área com água morna durante as trocas de fraldas e, caso existam fezes, com enxágue abundante ou lenço umedecido próprio para recém-nascidos, sem perfume e sem álcool. Os cremes de barreira, como os à base óxido de zinco, devem ser utilizados em todas as trocas de fraldas para prevenir dermatites e tratar as assaduras. É importante que as medicações tópicas utilizadas não sejam cáusticas, pois podem causar queimaduras, e tenham mínima possibilidade de provocar dermatite no local.

- Qual a melhor maneira de evitar o problema?
A melhor maneira de se evitar assaduras é a prevenção. Para isso, deve-se manter a pele limpa e seca e sempre trocar as fraldas quando estiverem sujas de urina ou fezes.

Nistatina + óxido de zinco. MS: 1.5584.0113. Indicações: Para alívio das assaduras de bebês, principalmente relacionadas ao uso de fraldas. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2017

2 comentários:

  1. Eu simplesmente amo essa pomada e ela realmente è ótima para assaduras!
    Até eu uso rsrs
    Assaduras são terríveis :/

    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bem?

    Amei as dicas, assadura é realmente uma coisinha chata que devemos tratar o mais rápido possível p evitar dores em nossos pequenos!!

    Seguindo aqui ;)

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!