Como Lidar com as Birras e Chiliques

|
Ola mamães, como estão? Gente cada dia tem sido mais difícil para passar por aqui, minha rotina é dura, acordo levo pequeno pra escola, depois volto me arrumo pra ir trabalhar, vou na casa da baba levar a bolsa dele e depois trabalhar, só chego em casa de novo as 19h, e ai é casa pra arrumar, comida pra fazer, tarefa pra ensinar, e confesso que estamos numa fase muito complicada, esses dias surtei, chorei entrei em desespero, Bernardo está na fase das birras e dos chiliques, e as vezes chego tão cansada e acabo perdendo a paciência.
Sei que é normal, entre as crianças de 1 e 3 anos, mais as vezes me pergunto onde estou errando, o que fazer, pois fico perdida. Então andei pesquisando muito, e venho compartilhar com vocês algumas dicas que estou praticando por aqui e que espero que dê certo, antes que eu enlouqueça. rs



1º- Faça de tudo para não perder a calma ( quase impossível por aqui)

Respire fundo. Claro que os ataques de birra dos pequenos não são uma coisa bonita de se ver. 
Além de chutar, gritar ou socar o chão, seu filho pode jogar coisas, bater ou prender a respiração até ficar roxo. Nessa hora, ele não escutará nenhuma "voz da razão".
Uma tática que pode funcionar é ficar perto do seu filho durante o chilique. Sair da sala ou do quarto e deixá-lo sozinho -- por mais tentador que seja -- pode fazê-lo se sentir abandonado. 
A tempestade de emoções que tomou conta da criança pode ser assustadora para ela, e ela gostará de saber que há alguém por perto. 

2º - Não ceda ao chilique

Tente não se preocupar com o que os outros pensam: todo pai e mãe já passaram por isso. Se você ceder, só vai ensinar ao seu filho que espernear é um bom jeito de conseguir o que quer.
Além disso, seu filho já está assustado por estar fora de controle, e a última coisa que ele precisa é sentir que você também está sem controle. 
Se a birra aumentar a ponto de ele bater nas pessoas ou nos animais de estimação, jogar coisas ou gritar sem parar, leve-o até um lugar seguro, como o quarto. Explique por que ele está lá ("Você bateu na tia Maria") e deixe-o saber que você ficará com ele até ele parar.


3º - Converse com a criança quando o chilique passar

Quando a tempestade passar, converse com seu filho sobre o que aconteceu. Diga que você entendeu a frustração dele, e ajude-o a colocar os sentimentos em palavras, dizendo algo como: "Você estava muito bravo porque sua comida não era como você queria".
Deixe-o perceber que, se ele usar palavras para se expressar, vai conseguir resultados melhores. Diga, por exemplo, com um sorriso: "Desculpe por não ter entendido. Agora que você não está mais gritando, consigo saber o que você quer". 


4º - Deixa claro para a criança que você a ama

Assim que seu filho estiver calmo e você tiver chance de conversar com ele sobre o chilique, dê um abraço e diga que o ama. 
É importante recompensar o bom comportamento, incluindo quando a criança consegue se acalmar e falar com você sobre o que a deixou irritada. 

5º - Evita as situações que favoreçam os ataques de birras

Tente evitar situações que possam levar seu filho a ter um chilique, embora nem sempre isso seja possível de prever. Por exemplo, se ele é do tipo que fica muito mal-humorado quando está com fome, carregue pequenos lanches. Se ele tem problemas na transição de uma atividade para outra, avise-o com antecedência.
Alerte-o de que vocês estão prestes a jantar ("Nós vamos comer quando você e papai terminarem de ler essa história"), o que lhe dará chance de se preparar. 
Nessa fase, seu filho também está às voltas com a independência, então lhe dê a chance de fazer escolhas sempre que possível. Ninguém gosta de receber ordens a todo instante.
Perguntar se ela quer cenoura ou milho, em vez de simplesmente mandá-la comer milho, dá à criança uma sensação de controle da situação. 

6º - Fique de olho em sinais de estresse

Embora ataques e chiliques diários sejam normais quando a criança tem entre 1 e 3 anos, você precisa ficar de olho em possíveis problemas. 
Pense se houve algum problema sério na família, uma fase de muita correria na vida de todos, se há tensão entre a mamãe e o papai. Tudo isso pode causar esse tipo de comportamento.
Se seu filho tem mais de 2 anos e meio e continua tendo altos ataques de birra todos os dias, converse com o pediatra. 
Se a criança for mais nova, mas tiver de três a quatro ataques por dia e não cooperar em nenhuma das atividades diárias, como se vestir ou guardar os brinquedos, também pode ser o caso de procurar outro tipo de ajuda.

Bom mamães, alguém tá passando por isso, tem alguma dica?

Espero me ajudar e ajudar vocês também com essas dicas!

Beijos grandes!

2 comentários:

  1. Essa fase e triste mesmo né !!! Mas com paciência e muito amor , tudo se resolve e passa !!! Beijos !!! Vim pela Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
  2. Lud temo pois sinto que essa fase esta se aproximando aqui :/
    Miguelzinho esta cada dia mais manhoso e birrento ..
    Tento não perder a calma mais è complicado :(
    Eita fases rsrs
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!