Faber-Castell dá dicas de atitudes sustentáveis para quem se preocupa com o planeta

|
São Paulo, março de 2016 – A Faber-Castell possui a responsabilidade socioambiental entre seus principais pilares e, por isso, incentiva a prática de atitudes sustentáveis, o consumo consciente e desenvolve ações que visam a melhoria do planeta. Para produzir seus EcoLápis, a Faber-Castell trabalha exclusivamente com madeira reflorestada: este projeto teve início nos anos 80, na cidade de Prata (MG), onde a empresa fomentou o plantio para a produção de EcoLápis em terras devastadas e impróprias para a produção agrícola. Ao todo, a Faber-Castell mantém na região 9,6 mil hectares, divididos em 10 parques florestais. Desse total, 3,1 mil hectares são de áreas de preservação permanentes e 6,5 mil de áreas plantadas com pinus caribaea, matéria-prima para a produção dos seus EcoLápis. Hoje, do total de 1,9 bilhão de EcoLápis produzidos por ano no País, 100% são de madeira proveniente de projetos de plantio, tanto a madeira, como os EcoLápis Faber-Castell são certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council), principal órgão internacional na área de manejo florestal sustentável.

Além disso, a empresa atua há 23 anos com programas de preservação de florestas, animais e de uso de fontes de energia alternativa, que trazem equilíbrio às ações da iniciativa privada e o meio ambiente. Entre os projetos que alinham produção e desenvolvimento sustentáveis estão programas para o reaproveitamento dos materiais utilizados na fábrica e em seus escritórios – bem como o programa de coleta de instrumentos de escrita, por meio da parceria com a Terracycle, para evitar o descarte desses materiais no meio-ambiente. A Faber-Castell também controla a emissão de Gases de Efeito Estuda (GEE) em todas as operações controladas pela matriz brasileira, utilizando fontes de energias renováveis.

Um estudo científico realizado pela associação de inspeção técnica alemã TÜV Rheinland® confirmou que as florestas da Faber-Castell no Brasil absorvem mais de 900 mil toneladas de carbono. Isto significa que elas retêm consideravelmente mais CO₂ do que a empresa emite em todo o mundo. Ao contrário de outras empresas que apenas compensam suas emissões de carbono através da compra de créditos de carbono, a Faber-Castell pode considerar-se completamente carbono neutro e contribui verdadeiramente para a proteção climática.

No dia a dia, algumas atitudes simples podem contribuir diretamente para a preservação do planeta. Veja alguns exemplos:

1. Consumir com consciência: avalie a escolha da matéria-prima, a eficiência e o aproveitamento do material da embalagem.

2. Racionalizar as compras: mais da metade do lixo no Brasil é composta por restos de alimentos. Planejar compras menores é uma atitude que ajuda a evitar o desperdício.

3. Não desperdiçar água e eletricidade: apagar luzes, economizar água durante o banho, ao escovar de dentes e lavar a louça, e desligar aparelhos que não estão sendo utilizados são ações simples e fáceis de realizar. Vale, também, substituir lâmpadas incandescentes e aparelhos de alto consumo.

4. Separe os recicláveis: não custa nada e nem toma tempo. Basta encaminhar embalagens e produtos usados para a coleta seletiva de lixo.

5. Mude hábitos de transporte: abrir mão do automóvel e andar de ônibus, trem ou metrô alguns dias da semana ajuda a reduzir o uso de combustíveis fósseis e as emissões de gás carbônico nas cidades. É difícil parar de andar de carro, por causa do conforto, mas transporte público pode ser melhor que congestionamentos.

6. Participar de programas de coleta: em vez de jogar fora materiais escolares, envie-os para programas de reciclagem como a Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, parceria da marca com a TerraCycle. Lápis, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco, quebrados ou em desuso, independente da marca, serão encaminhados a um fluxo de logística reversa que transforma os resíduos em matéria-prima introduzida na estrutura de novos produtos – como lixeiras, pás de lixo, suportes de notebook, entre outros.


Faber-Castell
SAC: 0800-701-7068

Sobre a Faber-Castell

Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira plantada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. Com mais de 69 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfolio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita.

Seu projeto de plantio  e seus EcoLápis são certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council). Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010. Em 2012 a  Faber-Castell estabeleceu uma parceria com a TerraCycle e lançou um programa de coleta que permite a transformação de instrumentos de escrita em matéria prima reciclada que substitui o material virgem que seria utilizado e evita o descarte de resíduos no meio ambiente. O consumidor pode ajudar se inscrevendo no Programa de Coleta e na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell gratuitamente, por meio do site(http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html). 


2 comentários:

  1. Seria ótimo se todos fizessem algo por um mundo melhor.
    Amei seu blog e estou seguindo já.
    Também faço parte da agenda dos blogs, te convido a visitar o meu e se gostar me segue tbm.
    Blog Anah Oliveeira
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi querida tudo bem ? Te indiquei para o "Prêmio Dardos Bloggers" Vem participar !!!
    http://mamaedeunhafeita.blogspot.com.br/2016/04/premio-dardos-bloggers-fui-indicada.html

    bjs

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!