CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE ASSIMETRIAS CRANIANAS

|

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE ASSIMETRIAS CRANIANAS

A Clínica Heads lança campanha com o objetivo de informar cada vez mais
mães e pais sobre a prevenção das assimetrias cranianas

São Paulo, dezembro de 2015 – Há 30 anos a assimetria craniana e seu tratamento são conhecidos nos Estados Unidos e Europa. Aqui no Brasil, ainda pouco se fala sobre o assunto, tendo como consequência muitas pessoas que desconhecem o tema e formas de prevenção.

https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/12243553_463173713871475_1953743123848534165_n.jpg?oh=9288bc76a2d74af4d21e4f8727a04d63&oe=56AFAA13Pensando nisso, a Clínica Heads lança a Campanha“É hora de usar a cabeça e prevenir as assimetrias cranianas”, levando em conta que 80% das alterações do formato na região do crânio podem ser evitadas, pois são consequência do apoio constante da cabeça em uma só posição nos primeiros meses de vida do bebê.

Mesmo que o tratamento esteja à disposição no Brasil, inclusive realizado na Heads, pioneira no assunto, o Dr. Gerd Schreen, proprietário da clínica, pretende com esta campanha, informar e conscientizar o maior número de pessoas, para que a incidência de assimetrias cranianas diminua. Desta forma, menos bebês precisarão dos capacetinhos para corrigi-las. “O ideal é não ter o problema. Depois que a assimetria craniana já está presente, não adianta fingir que não está vendo. Aí precisa corrigir”, pondera o especialista.

“O nosso objetivo é disseminar a informação de que as assimetrias podem ser evitadas, basta que os pais estejam atentos à rotina do bebê. São alguns detalhes que fazem toda a diferença. Quanto mais as pessoas souberem sobre o assunto, mais casos serão evitados, dispensando assim a necessidade de tratamento”, fala Dr. Gerd Schreen, sobre a ideia de lançar a Campanha “É hora de usar a cabeça e prevenir as assimetrias cranianas”.

Abaixo as dicas de como prevenir a assimetria craniana nos bebês:

§  Ao colocar o bebê para dormir de barriga para cima, posicione sua cabeça levemente voltada para um lado, depois para o outro, alternando o apoio.
§  Evite o uso exagerado do bebê-conforto. Este equipamento foi desenvolvido para ser usado no carro e seu uso deve se restringir a isso. Deixar o bebê por horas no bebê-conforto certamente levará a um apoio excessivo na região de trás da cabeça.
§  É muito importante colocar o bebê de barriga para baixo por alguns períodos quando estiver acordado e sob supervisão. É o que chamamos de Tummy Time, ou “tempo de bruços”. Nessa posição, o bebê fica livre do apoio na parte de trás da cabeça, ao mesmo tempo em que desenvolve a musculatura da nuca e do ombro.
§  Se o bebê tem uma preferência exagerada de virar a cabeça sempre para o mesmo lado ou tem até uma limitação para virar para o lado oposto, pode ter o chamado Torcicolo Congênito. Converse com um especialista para verificar se não há necessidade de fazer um pouco de fisioterapia para corrigir esse torcicolo, pois está fortemente associado à plagiocefalia posicional por levar a um apoio viciado.

Para ajudar a disseminar o assunto, a Clínica Heads disponibilizou este link com mais informações e arte que pode ser usada nas redes sociais:http://www.clinicaheads.com.br/#!prevencao/z2nk6

6 comentários:

  1. Aodrei o post ... Sempre é bom termos informações

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muito importante falar sobre sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. Texto bem interessante e informativo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Temos que incentiva essa camapanha
    meus parabéns pelo texto informativo
    bjs

    ResponderExcluir
  5. não sabia... post muito interessante, parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Super importante ficar informada, gostei do post.

    beijos.

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!