Otite em bebês

|
Ola mamães como estão? Graças a Deus estamos bem.. Eu pesquisando pela internet, achei um texto falando sobre otite em bebês, eu como mamãe de primeira viagem, nunca tinha escutado falar, então fui pesquisar e hoje venho dividir com vocês. Pois é sempre bom sabermos dessas informações, caso aconteça com nossos pequenos já temos uma noção do que se trata.

Otite é a causa da dor de ouvido em crianças e bebês. A otite é uma inflamação do ouvido médio (espaço atrás do tímpano), muito frequente durante a infância, principalmente em crianças menores de 3 anos de idade, que vão à creche e que acumularam mucosidade em consequência de um catarro ou gripe.
A otite pode ser causada por uma infecção originada na garganta. Os vírus e bactérias chegam ao ouvido médio através da trompa de Eustáquio. A infecção do ouvido médio produz o acúmulo de pus e fluídos que pressionam sobre o tímpano ocasionando dor e perda da audição na criança.


Sintomas e causas da otite em crianças e bebês

A otite infantil ocorre sobretudo em meses frios, é muito dolorosa e em casos muito graves, pode provocar a perda da capacidade auditiva, fazendo-se necessário um diagnóstico e tratamento, o antes possível.
As crianças e bebês com otite, terão sintomas como dor intensa, levando as mãos nos ouvidos. Os afetados também apresentarão mudanças no apetite ou no sono, agitação e irritabilidade, fluídos saindo pelos ouvidos, dificuldade para a audição, náuseas e febre.
As causas mais frequentes da otite são: infecções do ouvido repetidas vezes, obstrução infecciosa da trompa de Eustáquio, obstrução mecânica da trompa de Eustáquio e obstrução alérgica da trompa de Eustáquio.

Diagnostico e Tratamento da otite infantil
O diagnóstico médico se faz mediante a exploração do interior do ouvido, exame das vias respiratórias e da garganta, além de uma avaliação dos sintomas da criança.
O tratamento da otite média deve começar imediatamente depois que se confirme o diagnóstico médico. Os antibióticos e anti-inflamatórios são o tratamento mais efetivo para esse tipo de infecção. Pode-se utilizar também as gotas analgésicas para acalmar a dor. A cirurgia é recomendada somente nos casos em que não haja resposta aos antibióticos.

Fonte: Guia Infantil

Espero ajudar vocês com essas informações.. Beijos grandes!!

12 comentários:

  1. Nossa, morro de medo do Arthur ficar com otite...cuido super para não entrar água para não inflamar.. ou deixar a gripe ficar tão forte...

    www.reinomae.com

    ResponderExcluir
  2. Rafa teve otite só uma vez e ficou bem ruim, sofri muito ver ele com dor no ouvido e poder fazer tão pouco por ele
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, sempre bom ficarmos atentas a qualquer anormalidade né

    BJs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. post super importante, os pequenos sofrem tanto com a otite, e muitas vezes as mamães não sabem como proceder! bjs

    ResponderExcluir
  5. A Sofia não teve esse problema mas a Júlia sofria muito com otite quando era mais nova... post super importante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. A Lara agora está na fase de falar onde doi, e isso é ótimo. Dia desses ela reclamou que estava doendo o ouvido e corri pro médico. Morro de medo de otite e de perca de audição.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. Graças a Deus nenhuma das minhas filhas teve. Mas um sobrinho teve uma violenta e até colocou um respirador no ouvido!!! Mas já está melhor
    BJKS

    ResponderExcluir
  8. Meu filho só teve otite depois de maiorzinho, quando foi pra escola! péssimo né bjo

    ResponderExcluir
  9. O tire e muito sério e twm q tratar direito. Agora q a mamá já fala onde dói ajuda bastante!

    ResponderExcluir
  10. A Otite judia bastante do bebê e crianças. JM teve otite de nadador, cuidamos imediatamente.

    ResponderExcluir
  11. Enzo apresentou otite no mês passado,graças a Deus bem no inicio. Tomou antibiotico e está ótimo!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa post super importante, eu tive quando criança e também já adulta, é muito ruim.

    beijos.

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!