Aprendendo a se cuidar sozinho

|
Ola mamães, como nossos pequenos crescem rápido , foi ontem que estava grávida e hoje meu pequeno príncipe já está com 2 anos e 5 meses, e a cada dia ele se torna mais independente. Como eu queria poder congelar o tempo, aproveitar cada segundo dele pequenino. A cada dia eles vão aprendendo a fazer mais as coisas sozinhos desde tirar a roupa até pegar o prato sozinho.


Seu filho provavelmente vai começar a fazer as coisas sozinho a partir de 1 ano, e por volta de 1 ano e meio ele dispara, os avanços acontecem rápido e furiosamente.
Embora as crianças precisam da nossa ajuda, por volta dos 04 anos elas já conseguem fazer o básico tudo sozinha, como trocar de roupa, comer, escovar os dentes.
Bernardo com a idade que está já vai ao banheiro sozinho, só me chama quando termina, já come sozinho, toma iogurte sozinho, descasca a banana sozinho, colocar no seu desenho, tira sua roupa, algumas vezes até veste outra roupa, ele que quer escolher seu look do dia.kkk

Os sinais surgem relativamente cedo, por volta dos 8 meses, embora ele não vá fazer progressos significativos até ficar maiorzinho.
Nos três primeiros anos a criança vai:

- Usar garfo e colher : algumas crianças começam a querer usar talheres cedo, logo depois do primeiro aniversario, e aos poucos vai pegando jeito, por volta dos 04 anos seu filho já saberá segurar os talheres como um adulto.

- Tirar a roupa: Isso leva a muita caças a crianças correndo nuas pela casa, mais é um feito importante para elas. Elas começam a fazer isso a partir de 1 ano ou até 1 ano e 8 meses.

- Escovar os dentes: a criança pode querer começar a fazer isso com mais ou menos 1 ano e 4 meses, mais provavelmente só conseguirá escovar seus dentes sozinha a partir dos 3 a 4 anos. E vai precisar de supervisão até por volta dos 7 anos.

- Lavar e secas as mãos: Essa habilidade se desenvolve por volta de 1 ano e meio até os dois anos e meio, e é algo que ele se aprende junto ao uso da privada.

- Vestir-se: seu filho pode aprender a colocar roupas fáceis de vestir antes dos dois anos de idade, mais precisará mais de alguns meses até conseguir lidar com sua camiseta.

- Usar a privada: A maioria das crianças só está fisicamente pronta para começar o desfraldamento quando tem no minimo 1 ano e meio. Já outras não estarão prontas antes dos dois anos e meio.

- Pegar um lanchinho sozinho: Crianças pequenas de 03 anos podem ser capazes de servir uma tigela de cereal matinal, quando estão com fome,ou de pegar uma bolacha dentro da lata, é bom sempre deixarmos os lanches no baixo e de fácil acesso para ajuda los.

Conforme os anos vão passando seu filho vai ficando mais independente, cada dia vai cuidar melhor de si próprio. Antes que você perceba ele estará amarrando o cadarço, tomando banho sozinho, e dai é só questão de tempo e ele estará lavando sua própria roupa e preparando seu próprio jantar.

Como sempre nós mamães temos que incentivar. Toda vez que seu filho tentar algo novo, com sucesso ou não , diga a ela que você está orgulho pelo que ele fez e o estimule a tentar de novo.

Fonte: Babycenter

Bom por hoje é isso, temos que aprender a lidar com isso, a mamãe aqui ficou assustada no começo mais hoje incentivo ele em tudo..

Beijos!!





3 comentários:

  1. Aqui estamos nessa independência tmb...
    Quer fazer tudo sozinho e briga se tentamos ajudar....

    www,reinomae.com

    ResponderExcluir
  2. o pior de tudo, é que o tempo passa voando... lendo o post lembrei dos primeiros passos do Ali para ter sua liberdade... hoje ele me ajuda no trabalho, em casa, faz deliciosos pratos para a janta.... é um homem lindo, parceiro, amigo, companheiro!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Essa independência é super importante, um trabalho que vale a pena.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!