Benefícios da Amamentação

|
Um estudo brasileiro publicado ontem pela revista britânica The Lancet, uma das publicações cientificas mais importantes do mundo, revela mais um benefício da amamentação: aumento na inteligência na fase adulta. Pesquisadores da Universidade de Pelotas (RS) acompanharam 3,5 mil recém-nascidos durante mais 30 anos. Segundo a publicação, uma criança amamentada por pelo menos um ano obteve, aos trinta anos, quatro pontos a mais de QI e acréscimo de R$ 349 na renda média.
Outra questão inédita do estudo é mostrar que, no Brasil, os níveis de amamentação estão distribuídos de forma homogênea entre diferentes classes sociais, não sendo mais frequente entre mulheres com maior renda e escolaridade.
E, para ajudar a mulher a esclarecer várias dúvidas sobre amamentação e, assim, se sentir mais segura para oferecer esse bem tão precioso para o seu bebê por um período superior a 12 meses, o especialista em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de Medicina da USP, Achilles Cruz, responde alguns mitos e verdades mais frequentes.


1.      Amamentar é um método anticoncepcional 100% eficaz.
Mito. Algumas mulheres podem voltar a ovular mesmo no período da amamentação quando o ciclo menstrual está bloqueado devido à supressão dos hormônios. O ideal é que ela já comece a adotar algum tipo de método contraceptivo a partir da sexta semana após o parto. Logo no primeiro retorno ao ginecologista, o ideal é que a mãe converse sobre o método mais adequado para evitar uma nova gravidez em pouco tempo. Ele irá orientá-la sobre o uso de camisinha, DIU, implantes ou até mesmo as pílulas de progestagênio, que são as mais indicadas para esse período.

2.      A mulher que está amamentando pode tomar qualquer tipo de pílula.
Mito. Neste período, as pílulas mais indicadas são as de progestagênio, hormônio que inibe a ovulação. Livre de estrogênio, este princípio ativo não interfere na qualidade ou no volume do leite, não havendo interferência na alimentação do bebê.

3.      Engravidar enquanto está amamentando é benéfico
Mito. Não existe um intervalo estabelecido entre uma gravidez e outra, porém, é aconselhável que a mulher não engravide enquanto estiver amamentando, porque a sobrecarga da amamentação somada a uma nova gestação pode comprometer a saúde da mãe. 

4.      A alimentação da mãe influencia o leite.
Verdade. Tudo o que a mãe come acaba passando para o leite materno. Por isso, é importante que a mulher faça uma dieta variada e beba bastante líquido nesse período. O consumo de bebidas alcoólicas ou cigarros é contraindicado. Medicamentos, por exemplo, só devem ser tomados com orientação médica.


5.      Estresse influencia a produção de leite.
Verdade. Quando a mulher está muito cansada ou ansiosa, a produção do hormônio ocitocina, que é o responsável pela vasão do leite, é bloqueada. O leite não seca quando se está estressada, mas a sua descida pode ficar prejudicada.

6.      Amamentar faz bem para a saúde da mãe e do bebê
Verdade. Os bebês alimentados exclusivamente por leite materno até os seis meses de idade ficam mais protegidos contra inflamações, otites e diarreias. Segundo o Ministério da Saúde, as chances de a mãe desenvolver câncer de mama diminuem em 5% a cada 12 meses de aleitamento.

Por hoje é isso!!

Beijos!!

11 comentários:

  1. Super importante esse post, cada ve mais fica claro como a amamentação é importante!!
    Beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post ... aqui não consegui amamentar por muito tempo (apesar de ter muita vontade e muito leite), mais meu filho com 2 meses não queria mais pegar o peito, era só colocar ele e parecia que estava dando choque na boquinha ai para não tornar esse momento em um estresse total eu tirava do peito e dava na mamadeira

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. tantos estudos e leis para incentivar um ato que deveria ser natural!!! Sou super a favor da amamentação e de todos os benefícios que ela trás as crianças!!!

    ResponderExcluir
  4. Post super informativo adorei!
    Amamentei as meninas até mais de dois anos é um momento muito gostoso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, amamentei meu filho ate os 9 meses ate qdo ele mesmo não quis mais, foi uma luta pois tive sérios problemas nas mamas, mas com a ajuda do banco de elite humano da cidade tive força de vontade e consegui, hoje ele é forte e mto inteligente, graças a Deus !! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito boa as informações. Amamentar é muito benéfico, mas nem todas as mulheres conseguem amamentar por muito tempo, faz parte... Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ótimo esses esclarecimentos
    muitas mamys ainda tem duvidas
    sobre a amamentação

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. Amamentei até 1 ano e 1 mês, e só parei porque voltei a trabalhar fora! É amor na melhor medida, hoje vejo que valeu a pena, mesmo tendo sofrido tanto para conseguir amamentar nos primeiros dias!! Amamentem!!

    ResponderExcluir
  9. Não tive tanto prazer em amamentar infelizmente, mas sei da importância

    ResponderExcluir
  10. Não tive tanto prazer em amamentar infelizmente, mas sei da importância

    ResponderExcluir
  11. E mesmo assim tem muita "mãe" que não amamenta. Uma pena né?

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!