Dicas de como cuidar da saúde visual infantil no verão

|


Crianças podem ter dificuldade de aprendizado na escola por conta de problemas visuais que poderiam ter sido evitados: aprenda a tomar os devidos cuidados com a saúde visual dos seus filhos

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem 1,4 milhões de crianças cegas (0 a 15 anos) no mundo, sendo que cerca de 40% das causas da cegueira infantil são tratáveis, ou seja, podem ser evitadas. Outro estudo da OMS aponta 15 milhões de crianças em idade escolar (incluindo Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Venezuela) com problemas de refração - miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia - que podem interferir em seu desempenho diário (problemas de aprendizado, autoestima e de inserção social).

A médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina, Dra. Marcia Beatriz Tartarella, reforça os dados: “o desempenho escolar e o aprendizado estão muito relacionados à visão”. Ela explica que a alfabetização depende da visão saudável. “Na escola, a visão é o sentido mais sobrecarregado de informações, tornando-se essencial tanto para a visão à distância, na lousa, como perto, no caderno”, detalha. Ela complementa explicando que essa mudança constante de foco entre longe e perto provoca esforço visual e, por isso, exige boa saúde ocular.

Apenas no Brasil, a Agência Internacional de Prevenção de Cegueira, ligada à Organização Mundial de Saúde, estima que 33 mil crianças são cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente e que pelo menos 100 mil têm alguma deficiência visual.

Dessa forma, torna-se imprescindível cuidar constantemente da visão das crianças para evitar problemas de saúde. Mas a Dra. Marica Beatriz lembra que nem sempre todos os cuidados são devidamente tomados pelos pais. Por esse motivo, a Transitions Optical, em parceria com a médica, aproveita a chegada do verão para elaborar algumas dicas para preservar a saúde dos olhos das crianças especialmente nessa época:

·         .Queixas como cansaço depois a escola, olhos vermelhos, piscar excessivo, dor de cabeça, falta de atenção no aprendizado e baixo desempenho escolar devem ser, segundo a médica, observadas. Caso um desses sintomas aconteça, ela recomenda: “procure o pediatra ou o oftalmologista para a melhor avaliação da criança”.

·         Especificamente no verão, precauções devem ser tomadas para evitar queimaduras solares nos olhos, que ocasionam vermelhidão e ardor excessivos. “As conjuntivites também são frequentes no verão, acompanhadas de secreção e desconforto ocular. Nestes casos, os pais das crianças devem procurar um oftalmologista”, alerta a especialista.

·         A exposição sem proteção ao sol ocasiona outros danos oculares, como a catarata e alterações na retina, que podem resultar, inclusive, em perda da visão.

·         Para minimizar a possibilidade dessas doenças surgirem, a médica indica o uso de óculos com proteção das radiações solares UVA e UVB.

·         A proteção com lentes apropriadas deve ser iniciada já nos bebês, pois os efeitos da radiação UV se acumulam com os anos de exposição ao sol. 

·         Atitudes básicas podem evitar conjuntivites no verão, como evitar coçar os olhos, manter mãos limpas e lavadas com sabonete, limpar os olhos com água pela manha.

·         Cuidado com o uso de protetores solares de pele na região ao redor dos olhos das crianças.

·         É importante que os pais fiquem atentos aos cuidados com os olhos dos filhos não só durante a exposição intensa ao sol, considerando que os raios UV estão presentes ao longo do ano com maior ou menor intensidade. “Optar por armações com lentes fotossensíveis é uma ótima opção já que este tipo de lente ajusta a quantidade de luz que chega aos seus olhos e protege contra os raios UV”, pondera a médica.

Por hoje é isso, um grande beijo...

18 comentários:

  1. Muito importante seu post, cuidamos muito do corpo e esquecemos dos olhos né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito triste saber que tem tantas crianças cegas no Brasil. Gostei muito das dicas. Vou ficar de olho na Larah.
    Beijos
    Adri
    www.mamaesfacilidadesedicas.com

    ResponderExcluir
  3. que post importante confesso que nunca me atentei
    a isso, agora vou ficar ligadinha
    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que post maravilhoso! Muito se fala sobre o corpo, com o protetor nessa época do ano, mas quase nada se fala da proteção dos olhos para crianças! Em casa a Lara tem um óculos de sol próprio para a idade dela.
    E eu acho super fundamental isso, além de alertar para não utilizar óculos falsos, pois eles podem piorar em vez de ajudar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. dicas valiosas, principalmente para as crianças que tem a pele mais sensiveis, Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito importante esse post. eu quero comprar óculos de sol pro Biel já, acho essencial. Levei ele ao oftamologista ano passado para avaliação e estava tudo bem, e ele me disse muita coisa que você escreveu aqui!
    Abraços!
    www.20minutospratudo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post. Lembramos de cuidar de cada cantinho dos filhos mas os olhos achamos que não precisa.
    BJKS

    ResponderExcluir
  8. Muito importante essas dicas, adorei o post. Quero comprar um óculos de sol agora para o verão para a pequena.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito importante esse post, é incrível como o aumento de casos de conjuntivite aumento no verão
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. todo cuidado né amiga.
    aqui em casa fazemos exames 1 vez por ano.
    ultimamente meu filho deu pra se queixar levarei ao médico pra saber o que está havendo.
    usa óculos e as dores de cabeça não para.

    ResponderExcluir
  11. Muito boas dicas! a gente as vezes nem pensa nisso mas é super importante bjo

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o poster, muita coisa não sabia. bjos linda

    ResponderExcluir
  13. Anônimo20/11/14

    Adorei amiga! Muita dica importante ai! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Filhote tem óculos de sol e sempre usa quando precisa sair em horários "crueis"
    Saindo com medo de conjuntivite, é horrível, como eles sofrem. Beijos www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
  15. Dicas super importantes. Algumas já adotavamos outras não. Adorei!!!

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas, todo cuidado é pouco
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  17. Você acredita que o Theo nao fica com o oculos? Nossa senhora. Ele tinha outro menor, mas nem usamos. Agora esse, acho que tambem vamos perder. Aorei as dicas. Aqui no predio os babies pegaram conjuntivite.

    Bjs
    Mari Visconti
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  18. eles merecem atenção em dobro com o sol, otimo post amiga.

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!