Desmame

|

Ola mamães, hoje venho falar sobre um assunto super importante pra nós mamães de primeira viagem. O assunto é o desmame, vocês sabem o que  é o desmame,quando deve começar o desmame e como faz pra desmamar o bebê? Então hoje trago todas essas informações, confiram:


O que é o desmame?

É o processo pelo qual o bebê deixa de se alimentar através do aleitamento materno e passa a receber todos os nutrientes de que precisa através de outras fontes alimentares. 

Algumas mães preferem escolher o momento para parar de amamentar, enquanto outras deixam a decisão nas mãos do bebê. Os especialistas recomendam que o desmame seja feito por vontade da criança, a qual, segundo eles, dará sinais de que está pronta (física e emocionalmente) para deixar de mamar. Quando motivado pela mãe, o desmame requer muita paciência e pode levar algum tempo. Esse tempo varia muito de criança para criança, mas pode se estender de algumas semanas apenas a até seis meses. 

Desmamar uma criança não deixa de ser como uma longa despedida cheia de emoções misturadas -- às vezes dolorosas, às vezes liberadoras. O importante é que o desmame não signifique o fim da intimidade que você estabeleceu com seu filho durante o aleitamento. Você só terá que substituí-lo por outras formas de carinho. Se a hora da mamada servia para confortar o bebê, procure ler ou cantar para acalmá-lo. 

Quando devo começar o desmame?

Se puder, não estabeleça um calendário fixo para deixar de amamentar. Procure observar se seu filho já dá sinais de que está pronto para isso. Observe se ele demonstra menos interesse pelo peito, se já substituiu algumas mamadas por outros tipos de alimentos ou até se prefere brincar. Você, melhor do que ninguém, saberá julgar. 

Como faço para desmamar meu bebê?

Vá devagar. Os especialistas aconselham a não parar de amamentar de repente, porque a experiência pode ser bastante traumática para a criança e nada confortável para você. Passar, por exemplo, um fim de semana longe do seu filho não é uma boa forma de encerrar o aleitamento, já que poderá deixá-la com seios cheios demais e até levar a uma mastite. 

Se o bebê não mostra sinais de que está pronto para parar de mamar, o desmame possivelmente será enfrentado com resistência. Tente ser paciente. Lembre-se de que a amamentação não é somente fonte da nutrição da criança, é também de conforto. Tendo isso em mente, o melhor a fazer é ajudar o bebê a se ajustar à nova rotina. Você pode experimentar os seguintes métodos: 

Só ofereça o peito quando seu filho demonstrar interesse. Se o bebê estiver distraído na hora da mamada ou se abocanhar o peito por segundos apenas, pode ser que esteja indicando que é um bom momento para parar. Pule uma mamada e veja o que acontece. Dê leite em um copinho ou na mamadeira. Você pode tirar seu próprio leite ou dar uma fórmula infantil (no caso de crianças maiores que 1 ano, o leite de vaca integral também pode ser oferecido). Ao ir perdendo uma mamada por vez, a criança tem tempo para se adaptar às mudanças. Sua produção de leite também vai diminuir gradualmente, sem deixar os seios ingurgitados ou com uma possível mastite (inflamação mamária). 


Atrase as mamadas. Tente adiar as mamadas se estiver amamentando só de vez em quando. Quando seu filho pedir o peito, diga que não chegou a hora ainda e procure distraí-lo. Este método funciona bem com crianças um pouco mais velhas, com quem é possível tentar argumentar. Em vez de dar de mamar no começo da noite, espere até a hora de dormir.



Gostaram das informações? Aqui só amamentei por 15 dias, mais essas informações serão uteis quando tiver meu próximo filhote..
Beijos grandes e um ótimo final de semana!!

14 comentários:

  1. Muito legal e com ótimas dicas!!!
    Fiz um post no blog falando como foi o meu. Pq na teoria é uma coisa e na prática é totalmente diferente kkk
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post eu não amamentei infelizmente então não vai ter desmame snif mais ajuda as outras mães bj

    ResponderExcluir
  3. Por aqui foi super tranquila. A Larinha parou com um ano. Mas já vi mães passarem por situações bem complicadas.

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Minha filha parou com 1 ano e meio, por conta própria não quis mais mesmo....
    Abraços!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ter amamentado bem mais, porém as dificuldades e inseguranças fizeram minha amamentação não ser produtiva. Leite secou rapidinho.

    beijos

    www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
  6. amiga aqui ainda não vejo sinas de
    que a hora chegou ela está
    com 1 ano e 4 meses e nada rs
    então estou aguardando mesmo

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Eu também amamentei super pouco, desde o começo dei peito e complemento, foi tranquilo passar só para a mamadeira.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi flor que legal seu blog que fala de assuntos para as futuras mamães.
    Gostei muito <3
    Beijos linda
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Queria ter passado por isso, minha filha largou sozinha com 7 meses depois que voltei a trabalhar foi uma dó, ate chorei. Chegar perto eu virava :(

    Beijos
    GEri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  10. O desmame da Bia foi bem tranquilo, ela já estava com 6 meses e meu leite secou!!
    Foi péssimo,mas também me senti aliviada pois como já estava trabalhando tinha que ficar tirando leite pra deixar pra ela e isso acabava comigo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Aqui o desmame foi sossegado. Ele largou sozinho, e não quis mais. Amamentei por 1 ano e 1 mês. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11/11/14

    É muito importante mesmo saber sobre o assunto! Aqui Bryan não mamou, e fou muito difícil pra mim não poder amamentar.. Quem sabe um dia! Dai vou ter que voltar aqui e ler suas dicas pra desmame amiga, poq vai ser ''amamentação de primeira viagem'' rsrs.. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Desmama assunto que eu queria muito intender mais ainda nao sei o que e amamentaçao nao sou mae ainda ...Mais quando for ja sei onde viim seu post e otimo ..amei ...
    www.tarcilanobre.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lud! É uma luta para dar de mamar, depois para desmamar.... assim é a vida de mãe, né!
    Mil bjus!

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!