Como lidar com os incômodos dos dentes do bebê

|

Quais são os sintomas ligados ao nascimento dos primeiros dentes?


Na realidade, os especialistas não chegaram a uma conclusão sobre se o nascimento dos dentes por si só provoque sintomas, como diarreia, febre ou mau humor. Muitos profissionais acreditam que essas manifestações não tenham relação com a dentição e que simplesmente coincidam com ela. 


Ainda assim, muitos pais contam que seus bebês ficam muito irritados e até doentes quando os dentinhos estão despontando. Nem todas as crianças, no entanto, sofrem da mesma forma nesta fase. 



Os sintomas mais comuns relacionados à erupção dos dentes são: 


  • Baba (que pode depois provocar uma irritação na pele ao redor da boca)
  • Inchaço e sensibilidade na gengiva
  • Irritabilidade e mau humor
  • Tentativa de morder tudo o que está pela frente
  • Falta de apetite
  • Problemas para dormir



Apesar de alterações no cocô, nariz escorrendo e febre serem também sintomas apontados por diversas famílias quando um novo dente está surgindo, a maioria dos especialistas não acha que a dentição é a culpada por eles e que outros sinais de alguma doença é que devem ser procurados. 

O pediatra T.Berry Brazelton diz, no entanto, que o estresse associado à erupção dos dentes pode baixar a imunidade e deixar os bebês mais vulneráveis a infecções. 

Na dúvida, se você achar que seu filho não está bem, tire a temperatura dele para verificar se está com febre e procure o médico para examiná-lo. Muitas vezes, infecções de ouvido podem incomodar demais uma criança sem os pais perceberem de onde vem o problema. É preciso tomar cuidado para não atribuir um mal-estar ao nascimento dos dentes e deixar de tratar uma infecção que precise de outras medidas. 

Existem ainda situações raras em que os dentes apresentam dificuldade de romper, causando grande inchaço e vermelhidão na gengiva. Com aparência de "bolas vermelhas", os chamados cistos de erupção provocam desconforto para a criança, como irritabilidade, dor na gengiva e relutância para se alimentar. 


O que fazer para amenizar o desconforto dos dentes?


Um mordedor daqueles que podem ser armazenados por alguns minutos na geladeira geralmente alivia o incômodo na gengiva. Se o bebê já estiver se alimentando com comidas normais, alimentos mais frios como um purê de maçã, um pudim de leite ou um iogurte de frutas podem ajudar também. 


Um método simples que não envolve alimentos é passar um dedo bem limpinho pela gengiva inchada do seu filho. Faça uma massagem firme até ouvir um barulhinho da fricção, que será, além de tudo, uma ótima distração. O alívio é temporário, mas o bebê ficará agradecido e, acima de tudo, confortado pelo seu toque. 

Se nada disso ajudar, alguns médicos costumam receitar analgésicos à base de paracetamol. Mas consulte sempre o seu pediatra antes de dar qualquer medicação ao bebê, porque a prescrição depende do peso e da idade do seu filho. 

Nunca dê nenhum remédio com aspirina na fórmula, já que seu uso está associado a uma doença que pode ser fatal, a Síndrome de Reye, além de poder desencadear processos alérgicos e hemorrágicos. 


Posso passar aquelas pomadas para aliviar a dor?


Pomadas tópicas para as gengivas devem ser receitadas pelo médico, porque elas podem causar reações alérgicas. Produtos que contêm benzocaína requerem ainda mais cuidado. É raro, mas podem provocar uma grave condição em que a quantidade de oxigênio no sangue cai para níveis perigosamente baixos. Nos Estados Unidos, por exemplo, é proibido vender produtos à base de benzocaína sem receita médica para crianças de menos de 2 anos. 


Outra complicação das pomadas é que não ficam exatamente no lugar em que são aplicadas. Mesmo se espalhadas diretamente na gengiva do bebê, ele pode acabar engolindo parte do creme ou gel junto da saliva, provocando um amortecimento na garganta, que pode causar sensação ruim, engasgo, dificuldade de engolir, aspiração de alimentos para as vias respiratórias e até problemas para respirar. 


Fonte: Babycenter

Esperam que tenha gostado das informações, num sei se é por coincidência mais Bernardo sempre tem alguns desses sintomas, e aqui a única coisa que sempre usamos para aliviar os incômodos é dipirona em gotas que é o que a pediatra dele me aconselhou a dar.

Beijoss!!

13 comentários:

  1. Anônimo23/7/14

    Desde que os primeiros dentinhos da Nina apontaram, comecei a usar o 24 da almeida Prado. Ele é homeopático e próprio para a dentição. E Nina nunca teve grandes sintomas nessas fases. Acalma, alivia os desconfortos e cuida da primeira dentição. Super recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Com o João Pedro não tive problemas, mas a Ana Júlia, como sofre com os dentinhos... Sente muita dor, incomodo, para completamente de se alimentar, chora à noite, não dorme, tem febre. Já até levei à pediatra e sem nenhuma infecção, dou paracetamol que fpi o recomendado pela pediatra além de camomilina e nene dente (ambos também receitados pela pediatra). Bjs, Lu
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca passei pomadas no Rafa pois o pediatra dele sempre disse q não era necessário e em conversa com outras mães sempre diziam que tinha que passar antes, mas graças a Deus não tivemos muitos problemas com dentes tipo febre e outros sintomas, mas vejo que muitas crianças sofrem bastante mesmo.

    bjss
    http://maeapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Adorei as dicas e já passei por isso, nada muito forte, mas passei.
    Sempre dava o mordedor e já resolvia.

    Mas, a questão de diarréia e assadura era freqüente quando os dentinhos estavam nascendo.
    Mesmo tomando todos os cuidados, ele ficava assado e sempre fazia associação com a dentição, porque ele nunca tinha assaduras.

    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  5. Isso me lembrou de uma mãe que eu vi querendo forçar um funcionário da farmácia para vender uma pomada. Eu vi que o filho dela só chorava, mas também não é assim né?
    Aqui eu dava o mordedor e resolvia
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23/7/14

    ótimas informações, mas eu confesso que usei e muito uma pomadinha que vem em uma caixinha fininha e vermelha,esqueci o nome, só sei que é usada quando vc esta com dor de dente..e funcionava bem.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Os primeiros dentinhos da minha pequena esta nascendo e está informações me ajudará muito.
    Obrigada
    ADRI

    ResponderExcluir
  8. Eu dava muitos mordedores e quando não adiantava eu dava tylenol.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Graças a Deus Samuel nunca teve nenhuma reação,mas mesmo assim quando vejo que ta apontando mais um dentinho passo nenem dente (recomendação do pediatra).
    http://papaimamaesuasementinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. amiga eu faço, muito disso lavo as mãos e passo dou mordedor
    mas uma das fases complicadas
    no inicio hoje tá bem melhor.

    Lindo Dia!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas amiga, os bebês sofrem nessa fase. bjus
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post meu bb esta babando e incomodado tem 4 meses o medico disse q a gengiva esta engrossando dei mordedor para ele bjs!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo27/7/14

    Ótimo post amiga! Graças a Deus Bryan não tem reação nenhuma, só no último ele deu febre mas dei o remédio e passou rapidinho.. Mas é sempre bom ficar informada!! Beijos

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!