Antes que você perceba, seu bebê balbuciante estará na escola! Embora isso aconteça conforme o ritmo do bebê — que observa, ouve e se envolve com você —, é possível estimular o desenvolvimento da fala com estas quatro dicas.
Converse com o bebê, mesmo que o diálogo pareça unilateral.
Nesta fase, a comunicação verbal constante é uma excelente forma de ampliar o vocabulário e estimular o desenvolvimento da fala. Converse com seu bebê durante o dia, enquanto realiza suas tarefas, mesmo que isso pareça um tanto tolo. Fale sobre o macarrão que está preparando, sobre as cores das roupas que está dobrando ou aponte um par de sapatos ao passar por uma vitrine no shopping. Mesmo que ainda não consiga responder, o bebê ouve tudo — e entende mais do que você imagina!
Concentre-se no desenvolvimento da fala ao contar histórias.
Ler para o bebê é uma parte importante do desenvolvimento da fala. A leitura apresenta novas palavras ao bebê, e as ilustrações o ajudam a entender que tudo tem um nome. Aponte, por exemplo, a ilustração de um carro e diga “carro” em voz alta, estimulando o bebê a repetir a palavra.
Resista aos balbucios.
As primeiras palavras de seu bebê provavelmente não soarão como palavras reais. Por exemplo, “cholo” pode significar “cachorro” para ele. Embora seja importante reconhecer essas palavras, resista à tentação de usá-las ao conversar com o bebê, mesmo que elas sejam encantadoras. Em vez disso, ao repetir a palavra para seu bebê, use a pronúncia correta para que ele possa, no futuro, articular corretamente a palavra.
Narre as ações do bebê para melhorar as associações.
Com 1 ano, seu bebê pode se comunicar apontando objetos ou engatinhando até o que quer mostrar. Estimule essas tentativas e expanda o vocabulário do bebê narrando suas ações. Se, por exemplo, você notar que o bebê está tentando pegar a caneca que costuma usar, diga, “Ah Você quer a sua caneca!”. A narração ajudará o bebê a associar o nome ao objeto; em algum tempo, ele deixará de apontar objetos e começará a pedi-los.
Bom por hoje é isso, espero que tenham gostado das dicas,Beijoss!!
ÓTIMAS DICAS, Lud. Isso ai!
ResponderExcluirbjsss, saudade de vc lá no meu cantinho!
http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/
Pratiquei muito essas dicas sem saber...kkk!! Muito bom o post, beijos!
ResponderExcluirO Bryan tem 11 meses e já aponta, acho super lindo e sempre que ele aponta pra algo, eu levo ele até lá e digo o nome pra ele, acho que ajuda sim mas até hoje ele não deu nenhuma palavra rsrs.. Beijos amiga!
ResponderExcluirhttp://gravidezaos15.blogspot.com.br/
Muito importante suas dicas. É sempre importante que cada criança tem seu tempo de falar. O Pedro falou suas primeiras palavrinhas com 6 meses (papai e mamãe) e depois só voltou a falar com 1 ano e uns meses. Agora com 1 ano e 11 meses fala tudo muito direitinho e ainda se corrige se falar errado rs
ResponderExcluirBeijocas
http://aprendendoaserumamae.blogspot.com.br/
Adorei as dicas...
ResponderExcluirEstimular e' muito importante para a criança não se acomodar em apenas mostrar os objetos e a gente vai la correndo buscar...
Ou ficar só traduzindo as "meias palavras" tb. não bom, se não a criança demora mais para aprender e desenvolver...
Bjs
Ju
Eu adorei! beijinhos
ResponderExcluirOtiimas dicas, tem sempre q estimular a criança mesmo.
ResponderExcluirhttp://gravidaaos40anos.blogspot.com
Belas dicas . .fazia isso sem querer e saber .. hehehe .. bjs amiga
ResponderExcluirRoberta Aquino
Diário de uma Princesa
ÓTIMAS DICAS, AQUI NÃO USEI NADA, POIS HEITOR É MUITO FALANTE! Bjos
ResponderExcluirTatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem
Muito boas dicas, vou tentar!
ResponderExcluirbjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
Dicas ótimas e válidas, com 1 aninho e pouco minha peque na e pequeno já falavam igual papagaio,sou de falar muito e conversava muito com reles,kkk
ResponderExcluirbjs
Boas dicas, a minha começou com 10 meses .
ResponderExcluirBjus
Ótimas dicas!!
ResponderExcluirFazia isso, mas Joseph demorou a falar do mesmo jeito, kkk bjs
Super dicas, e muito útil nessa fase que nossos bebês estão Lud.
ResponderExcluirÓtima semana bjs
Eu sempre o incentivei a aprender a falar. Sempre esperava ele me dizer o que queria e ensinava, e hoje fala de tudo e é um tagarela.
ResponderExcluirBjs
Vivi e isaac
Bom saber !conheci uma mãe que ficava falando errado para o bb ate os 2 anos resultado demorou para o garoto falar certinho bjs!!
ResponderExcluir