MICROCEFALIA – Dúvidas que rondam as gestantes

|
Você pode estar se perguntando se é mesmo real esse perigo alardeado pelos meios de comunicação e se há algo que se possa fazer para evitar essa doença.
E a resposta é sim!

Em primeiro lugar, vamos entender o problema.
O Brasil está vivendo uma epidemia de infecção por Zika Vírus. A consequência mais grave acontece quando a infecção acomete gestantes (especialmente no primeiro trimestre de gravidez), pois as sequelas neurológicas no bebê são gravíssimas e irreversíveis: a microcefalia neonatal e a Síndrome de Guillain-Barré (doença autoimune que traz graves problemas neurológicos).
Microcefalia é a malformação congênita em que o cérebro do bebê não se desenvolve como deveria.  Os bebês nascem com a cabeça menor do que o normal, o que em 90% dos casos leva a retardo mental.
Já são 1248 casos registrados (segundo o último boletim divulgado), em 311 cidades de 13 Estados e mais o Distrito Federal. A região Nordeste é a mais afetada.  Para se ter uma ideia do tamanho da epidemia, em todo o ano de 2014 o Brasil tinha registrados 147 casos.
 Como é transmitido
O Zika é transmitido através de picada de um mosquito contaminado. O mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti.
Os pesquisadores estão estudando se há outras formas de contaminação, como o sangue, sêmen e leite humano. Mas, até agora não há nada confirmado.
 Os sintomas do Zika Vírus no adulto
Ele causa sintomas parecidos com a dengue: manchas vermelhas na pele, febre intermitente, conjuntivite, dores nas articulações, músculos e cabeça. Mas em alguns casos é assintomático.
 Como prevenir
Basicamente, é importante combater o mosquito Aedes Aegypti e prevenir suas picadas. Lembre-se: ele tem hábitos diurnos e ataca principalmente no início da manhã e no final da tarde. As extremidades baixas do nosso corpo são as preferidas do Aedes. Durante toda a gestação, tome estes cuidados:
– Usar repelente de insetos (alguns são liberados para gestantes, como o de cravo e citronela)
– Fechar as portas e janelas de casa no final da tarde
– Instalar telas mosquiteiras
– Eliminar todo e qualquer criadouro do mosquito transmissor (não deixe água parada)
– Vestir calças e blusas de mangas compridas que cubram a pele
 Outros cuidados
– Quem está grávida ou pretende engravidar deve evitar viajar para as áreas mais afetadas, como a região nordeste do Brasil. Segundo a OMS, também foram confirmados casos de Zika em outros oito países das Américas: Chile – na ilha de Páscoa -, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname e Venezuela. Por isso, evite passar férias também nesses países.
– Usar camisinha durante a gestação (até sabermos mais sobre essa possível contaminação pelo sêmen)
– Realizar o pré-natal adequadamente, fazendo todos os exames complementares
– Não usar álcool e drogas
– Evitar contato com pessoas doentes
Fonte: Dra. Luciana Herrero

Site: http://www.dralucianaherrero.com.br/

Espero que tenham gostado! Beijos!!

3 comentários:

  1. nossa post super importante para as mamães e para o público em geral! parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Cuidados muito importante, minha cunhada está entrando no quarto mês e está muito preocupada com essa epidemia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso tudo é assustador, só Deus para proteger nossos bebês.

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!