Como escolher o melhor colégio para seu filho?

|
Escola é sinônimo de aprendizado, novas experiências, conhecimento e laços de amizades. Um mundo de descobertas. É no ambiente escolar que as crianças começam a desenvolver suas particularidades, contribuindo para a formação do ser humano. Por estas razões, escolher uma instituição de ensino é uma tarefa que requer muita responsabilidade.
Os pais procuram um ambiente que esteja de acordo com as expectativas em relação à formação do filho. De acordo com a professora do Colégio Medianeira e mãe de dois filhos, Luciane Hagemeyer, a escola tem papel fundamental e indispensável na formação dos alunos e a escolha certa pode fazer muita diferença no futuro. “Uma boa escola é aquela que ajuda no desenvolvimento intelectual e pessoal da criança. Um local que tenha apreço pelo conhecimento e que invista em sua autoeducação, mais do que em diplomas”, afirma.
As professoras, Luciane Hagemeyer e Leonora Maria Antunes listaram alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor colégio para matricular o filho.




      Projeto pedagógico
O projeto pedagógico da escola reflete como o conhecimento será tratado no ambiente escolar, englobando qual material de estudo será utilizado entre livros e apostilas e também a forma de avaliação da nota. O material escolar é usado como base de apoio para complementação de aprendizagem dos pequenos. 

Qualidade de professores
Estes são os principais personagens em relação ao ensino dos alunos. Podem se tornar base e espelho na relação existente dentro de sala de aula. Na conversa com pedagogos ou com o diretor da escola, vale a pena perguntar sobre a formação dos professores e se há um giro muito grande de profissionais dentro da instituição.

Ambiente democrático
Colégios que abram espaço para a discussão de questões sociais, ambientais, econômicas e políticas, possibilitam que a democracia seja estimulada desde cedo, trazendo fatores relevantes e importantes para a educação e a civilidade dos jovens

Espaço verde
Espaços verdes em escolas podem ajudar na cognição das crianças e funcionam como um conforto natural. A importância da arborização nos colégios desenvolve uma sensibilidade à conservação das áreas verdes, prezando pela qualidade ambiental.

Localização
O tempo de deslocamento diário até a escola deve ser levado em consideração, pois pode ter consequências sobre o rendimento do aluno. Se a criança passar muito tempo no carro ou no transporte escolar, o cansaço pode vir a atrapalhar sua disposição de assistir às aulas. Mas esse não pode ser o motivo da escolha por um colégio.

Por hoje é isso, espero que tenham gostado, ótima semana!!

8 comentários:

  1. Adorei o post, ótimas dicas para a hora de escolher uma boa escola, o ambiente escolar é muito importante para o desenvolvimento das crianças e sempre devemos conhecer bem a escola em que vamos deixar os nossos filhos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito úteis na hora da escolha da escola, parabéns!
    Bjos

    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre observo projeto pedagógico acho isso muito importante
    ótimas suas dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dessas dicas,são sempre importantes!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas. Muito importante conhecer e se fazer presente na escola. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito legais suas dicas.
    Realmente sempre nos preocupamos com o melhor para nosso filhos.
    Beijinhos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Complicado mesmo. Eu demorei para decidir e quando fiz a minha escolha não tinha vagas. Foi uma luta conseguir, mesmo pagando. Mas é porque a escola é realmente muito bem conceituada.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,amiga(o)!

    Sou colaboradora do blog de divulgação Agenda dos Blogs e estou aqui para te avisar que está acontecendo o RECADASTRAMENTO dos blogs divulgados para 2016.Se você deseja ficar na nossa Lista de Cadastrados,passe na Agenda e faça o seu recadastramento na primeira postagem do blog.Deixe seu número de identificação ao comentar.Teremos projetos novos para 2016 e queremos que você venha interagir conosco. Temos o nosso grupo no FACEBOOK o Amigas(os) da Agenda, que está dividido em tópicos para melhorar a sua interação com os amigos.Temos também a troca de comentários no grupo chamado SUPER COMENTÁRIOS. Para entrar no grupo, chame a Magda Moreira inbox.Se você já fez o recadastramento, desconsidere esse aviso.Bjss!!

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!