Primeiro dia de aula e a dor da separação

|


Ola mamães, hoje venho abordar um assunto doloroso pra nós mamães, o ingresso dos nossos pequenos na escola.
Depois de passar meses ou mesmo anos se dedicando exclusivamente ao bem estar do seu filho, é natural que distanciar-se dele, ainda que temporariamente, provoque dor. Pensar que ele vai sobreviver sem seu olhar atento parece pouco provável.
O desafio de começar a frequentar uma escola ou creche é enorme para ele e para você – mas a mãe, adulta, é quem tem que segurar a onda. Tenha em mente que colocar a criança na escola vai fazer bem pra você – que terá tempo pra cuidar de si ou voltar a trabalhar – e para ela – que vai crescer com a experiência. “Conhecer e socializar com novas crianças e adultos é muito benéfico e faz parte do desenvolvimento infantil”, lembra a psicóloga e psicopedagoga Ana Paula Leão Batista
 Confie no tempo
Dedicar-se ao trabalho ajuda a ocupar a cabeça e dá menos espaço para fantasias. Para aquelas mães que não trabalham fora, vale arrumar algo prazeroso para fazer nas horas que o filho estiver na creche ou escola. Pode ser uma academia, um curso ou até trabalho voluntário. Outra forma de controlar a ansiedade é revezar com o pai a carona pra escola.
Afinal, no começo, o momento de deixar o pequeno é bastante conturbado. Ligar uma vez ao dia para a escola para saber como está o filho também ajuda a se acalmar e vai criando confiança e vínculo com a instituição. “Mas esta regra vale apenas para o período de adaptação”, ressalta Ana Paula.
Conversar com outras mães pode ser um santo remédio. Você vai descobrir que não é a única que está passando por isso e, o mais importante, que esta fase vai acabar – como contaram Daniela e Paula. Não aproveite a primeira manha da criança para desistir de tudo e levá-la pra casa. É normal que os pequenos fiquem chorosos no começo, mas o drama não costuma durar mais que 10 minutos.

O sentimento de culpa por voltar a trabalhar e deixar o filho assola a maioria das mulheres que estão no mercado e é outra fonte de angústia neste período. 

Ajuda da escola

A escola tem papel fundamental nesta fase de adaptação. E os profissionais têm um faro apurado para detectar as mães que podem dar mais trabalho que os filhos.
No começo, algumas escolas costumam mandar notícias por e-mail e outras até disponibilizam câmeras ao vivo para acompanhar o dia do filho. Para as mães que ainda não precisam trabalhar, é possível fazer uma adaptação gradativa, onde o tempo de permanência da criança na escola vai aumentando até chegar no período desejado 

Passe segurança

A criança que percebe o sofrimento e a insegurança da mãe vai ter dificuldade pra se separar e se adaptar ao novo ambiente, além de sentir medo do abandono e insegurança. Afinal, por que ela está chorando se vem me buscar daqui a pouco? Portanto, controle seus sentimentos pelo bem maior.
Se ele já tem idade para entender, converse bastante sobre a escola antes de matriculá-lo, sempre falando sobre o lado positivo e contando como primos ou irmãos mais velhos se divertem lá. Depois de escolhido o lugar, leve seu filho para conhecê-lo. Assim ele vai criando um vínculo com o espaço e as pessoas.
“A mãe deve falar das vantagens de estar com novas crianças, fazendo novos amigos; interessar-se pelo dia na escola e elogiar como o filho está crescendo e aprendendo coisas novas, legais e importantes”, enumera Ana Paula. Desta forma, ele terá certeza de que mesmo ausente continua sendo muito amado. E, em poucos meses, o aperto no coração na hora de deixá-lo com as professoras desaparece
Muitas mães sofrem mais que os filhos na hora da criança ir para a escola. Aprenda a superar o aperto no coração ao desejar “boa aula”


1 – Como os pais devem preparar a criança para o início das aulas?

Toda a família deve se preparar para a fase de adaptação da criança, que pode durar poucos dias ou se prolongar por mais tempo. É fundamental incentivá-la, explicando que ir à escola é um ato comum para todas as crianças, assim como fazem os adultos, que vão ao trabalho diariamente. Além disso, sempre reforçar o prazer proporcionado pelas brincadeiras e aprendizados.


2 – A entrada da criança na escola realmente é um momento doloroso?

É esperado que a criança fique ansiosa e também temerosa nos primeiros dias de aula. Afinal, toda situação nova gera medo. Mas são os pais que, na maioria das vezes, não conseguem esconder suas preocupações. Diante de sentimentos tão turbulentos, a criança pode se sentir perdida. É nesse momento que ela observa atentamente a atitude dos pais na busca de alguma referência sobre como deve se comportar.


3 – O momento também é doloroso para os pais?

Nessa situação, os sentimentos dos pais são contraditórios. Apesar de eles estarem conscientes da escolha, principalmente a mãe pode se sentir dividida, com uma angústia gerada pela culpa por não ficar com o filho o tempo todo. Isso não é bom para ninguém, muito menos para a criança.


4 – Como os pais podem ajudar seus filhos no processo de adaptação à escola?

Controlando a ansiedade, os pais ajudam bastante. A mãe que mostra as lágrimas ao deixar o filho na porta da escola sinaliza para ele que algo doloroso está para acontecer. Quanto mais tranqüilos e naturais os pais se mostrarem, melhor para a criança.
A participação do filho na compra dos objetos que serão usados na escola é muito boa, pois ele se sente importante com a tarefa e, por tabela, percebe que sua conquista é reconhecida pela família.



5 – Qual deve ser a atitude dos pais quando a criança chora ao entrar na escola?

O choro na hora da separação é muito comum e não significa, necessariamente, que a criança não queira ficar na escola. Da mesma forma, a ausência de lágrimas não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação. A criança deve ser levada “caminhando” e ser entregue à professora, pois é sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido. Tentar confortá-la e reforçar que a escola é um lugar agradável, e as professoras serão amigas e muito carinhosas.

O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará seu caminho futuro. Para os pais, esse também é um evento decisivo. É um momento de constatação de que o seu bebê está crescendo e se tornando menos dependente.
É importante que os pais deixem claro para a criança que a escola é um lugar seguro e tranquilo para aprender coisas interessantes e que também é um local onde poderá se divertir e fazer novos amigos. Deve ficar claro para ela que a professora é a pessoa com quem pode contar sempre.
Jamais ofereça recompensas, pois a criança deve encarar a ida à escola como um fato natural da vida do individuo. Explique-lhe quem irá buscá-la, você ou uma pessoa próxima a ela. Dessa forma, ganhará confiança de que voltará normalmente para casa.
Quando for buscá-la, sempre pergunte as novidades: como foi o seu dia, o que fez, se aconteceu alguma coisa que tenha lhe chamado a atenção, com quem conversou e brincou, etc.
Mostre-lhe que a mudança de rotina será muita benéfica.


Fontes: Maria Regina Domingues e Ana Paula L Batista – Psicólogas
  


15 comentários:

  1. No começo é realmente muito difícil principalmente para as crianças que estão acostumadas a ficar em casa com os pais... adorei essas dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente não deve ser nada fácil, mas acho que com essas dicas e pensando sempre que vai ser bom pro bebe as mães conseguem.
    Bjuss Mima.

    ResponderExcluir
  3. Na minha vez acredito que passei segurança demais porque ela chorou para ir embora, queria porque queria ficar para brincar mais. Simplesmente amou!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana seu texto, realmente essa não é uma fase fácil! Passei por isso com a Lara, quando ela tinha 2 anos e pra mim foi muito difícil. E agora com a chegada da Manuela, pretendo parar de trabalhar agora no começo e voltar apenas quando ela tiver maiorzinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post porque segunda é o dia da Lara. Minhas ferias acabam e esse ano achei melhor ela se socializar com amigos novos, já que não tem companhia infantil. Torcendo para que dê tudo certo!

    ResponderExcluir
  6. Os primeiros dias da Isa não foram bons
    não pra mim, e todo ano no começo
    era a mesma coisa muta choradeira
    mais o bom que a fase passa
    e da dor da separação também
    ótimas dicas, confiar na escola
    e passar confiança é primordial

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. O primeiro dia de aula do meu filho devo dizer que foi angustiante, pq ele só chorava a professora falou q ele não comia só chama por mim. Foi muito difícil pra ele se adaptar, mas graças a Deus hoje esta tudo bem. Bjss

    ResponderExcluir
  8. Aqui ainda não passamos por isso, minha filha vai para a escola só com 4 anos, temos um bom tempo até lá. Bjs

    ResponderExcluir
  9. minha baby nem nasceu e eu já penso nisso rsrs
    =D
    espero que ela curta...
    acho que incentivo dos pais é tudo...
    fazer novos coleguinhas, a compra e escolha do material...
    tudo pode tornar-se prazeroso !

    Beeijo meu*
    E espero que essa visita seja retribuída, ok ?
    www.cosmacticos.com | Facebook | Instagram | Loja Virtual

    ResponderExcluir
  10. Realmente é super difícil essa separação... Temos q ser firmes e estar seguras pra passar o mesmo para os pequenos.
    Aqui foi uma semana de choro no primeiro ano q foi a creche... Mas depois tranquilo até hj
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22/2/15

    Luz, no começo realmente é difícil. Mas depois a gente vê que vale a pena quando a escola é boa e comprometida. Sabemos q estão bem cuidados.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo22/2/15

    Luz, no começo realmente é difícil. Mas depois a gente vê que vale a pena quando a escola é boa e comprometida. Sabemos q estão bem cuidados.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade é mais um processo no qual mãe e filho devem passar!!! Claro que no começo as dúvidas são grandes, queremos ter a certeza que ficarão bem e que serão bem cuidados. Mas tudo isso é para o bem e para o bom desenvolvimento deles!!!
    BJKS

    ResponderExcluir
  14. Sabe que pro Rafa foi bem tranquilo agora eu sofri muito nossa sai com coração na mão louca para chorar, as faz parte eles precisam ir a aula
    bjcas
    www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  15. Ruim mas necessário, sofremos mais que eles né? bjo

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!