O que você precisa saber para batizar seu bebê

|




Ola mamães hoje venho abordar um assunto que enche as mamães de dúvidas, sobre o que precisamos para batizar nossos pequenos. 

O batismo é um tradição na igreja católica ligada ao desejo dos pais e familiares que o bebê receba uma benção e tenham uma iniciação religiosa.

Aqui em casa decidimos não batizar nosso pequeno, pois nos crescemos na igreja cristã e na nossa igreja e na nossa criação não se batizam os bebês, pois acreditamos que o batismo é feito quando nós arrependemos dos nossos pecados,e as crianças não teriam consciência disso. Na nossa religião o batismo é feito dependendo da igreja com criança maiores de 10 anos (eu me batizei com 15). Quando bebês eles são apresentados na igreja durante o culto, e nos pais declaramos a responsabilidade de criar nossos filhos dentro dos ensinamentos cristãos. Por mais que estamos afastados da igreja fomos criados nessas doutrinas e fizemos essa escolha, apesar de muitos criticarem.

Na igreja católica não a uma idade determinada para batizar os pequenos, mais eles recomendam que seja feito o quanto antes. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e acaba "atrapalhando" a cerimônia. Crianças maiores (a partir de 6 ou 7 anos, mas também varia de acordo com a igreja) recebem outro tipo de preparação para o batismo. Você vai precisar de algum tempo para definir a paróquia e saber se ela exige que pais e padrinhos façam algum tipo de curso ou preparação. 

É preciso marcar a cerimônia de batizado com antecedência. Cada igreja tem um calendário de batismos. Em geral, exige-se que pais e padrinhos façam um curso, e os cursos só estão disponíveis em determinadas datas. Por isso, é preciso se informar na paróquia escolhida sobre as datas de cursos e da cerimônia. Algumas igrejas fazem o batismo individual. Outras fazem um batizado coletivo, quando vários bebês são batizados ao mesmo tempo.

Alguns padres podem exigir que os pais frequentam a igreja. O mais comum é que as paróquias só aceitem batizar crianças cujos pais sejam católicos -- ou ao menos um deles. Outras paróquias não aceitam batizar caso os pais não sejam casados na Igreja Católica. As regras específicas devem ser obtidas na paróquia escolhida para a cerimônia, assim como a lista de documentos a serem apresentados. Algumas igrejas exigem que os pais sejam frequentadores daquela paróquia específica, ou que morem naquela região.

Para fazer o batizado na Igreja Católica é preciso escolher um padrinho e uma madrinha. Pela importância do ato, escolha pessoas próximas, em quem confie e com quem poderá contar nos próximos anos. Tradicionalmente, os padrinhos são pessoas presentes e que acompanhem o crescimento da criança. Existe a expectativa de que os padrinhos sejam católicos, para ajudarem no crescimento da criança dentro da fé cristã. Mas existem paróquias que não questionam se os padrinhos são ou não católicos. A maioria das igrejas também exige que os padrinhos sejam maiores de 16 anos.

Em grande parte das paróquias pais e padrinhos devem fazer um curso para se preparar para o batizado. 
O objetivo do curso é fazer pais e padrinhos entenderem melhor a cerimônia, o que ela representa e suas responsabilidades em relação à criança batizada. A duração do curso também varia de paróquia para paróquia. Pode ser só uma reunião, num fim-de-semana, ou podem ser várias.

Normalmente as paróquias estabelecem uma taxa de batismo, para cobrir os custos. Há outras que pedem uma doação em qualquer valor. Você precisa se informar na paróquia em que pretende batizar a criança.

Em princípio, o bebê pode usar qualquer roupa que dê acesso fácil ao peito (onde, em algumas igrejas, é colocado um pouquinho de óleo). O mais tradicional é usar uma roupa branca, que representa a pureza. Pode-se usar também o mandrião, uma roupa de batismo, espécie de vestido longo branco, usado tanto por meninos como meninas, e que costuma passar de geração para geração. Outro costume é de a madrinha providenciar a roupa de batizado do bebê, se ela não tiver passado de geração para geração. Mas trata-se apenas de um costume, não de uma regra.
Fonte: BabyCenter

Espero ter ajudado a outras mamães de primeira viagem, pois sei que muitas não tem nem idéia de como proceder para batizar os pequenos.
E vocês batizaram os pequenos ou vão batizar?

Beijos,bom final de semana!!

9 comentários:

  1. Adorei o assunto. Esclarecedor e ajuda aos papais que estão pensando no batizado da criança!

    ResponderExcluir
  2. Demorei para batizar a Lara. Ela estava com onze meses. Só tive mesmo que fazer o cursinho

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Super esclarecedor!!! Realmente a burocracia chega até na igreja kkk
    BJKS

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! Por aqui não vamos batizar nossa baby. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, adorei seu post...
    Li que vcs estão afastados... Então quero aproveitar para dizer, não façam isso, busquem a Deus, vai ouvir a palavra de Deus, pelo menos uma vez na semana... Vc vai ver como isso é bom, porque a palavra de Deus é o alimento da alma... Deus é bom, maravilhoso.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Que legal, esse post é esclarecedor para muitos papais e mamaes...
    Abraços!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  7. Na minha igreja também é como a sua, batiza quando mais velho. Quando bebê é apresentado, e lá para a adolescência é batizado. A Ingrid foi com 12 anos
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Batizeio Biel com 7 meses. Para mim foi um momento especial e também tive dúvidas! Seu post vai ajudar muitas mamães! Abraços!
    www.20minutospratudo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, aqui TB não batizei. Apresentamos na igreja e qd Joseph tiver idade ele mesmo se decidirá ao batismo. Bjs

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!