Meu bebê nasceu!! E agora??

|

Quando você voltar com seu bebê para casa, vai iniciar uma desgastante e longa maratona. Horas de sono serão perdidas para trocar, consolar e alimentar seu filho, enquanto seu corpo pede desesperadamente por uma cama. Quando você finalmente conseguir dar uma deitadinha, escutará o choro dele, e aí começará tudo de novo! 
É ... Ser mãe é assim mesmo! Às vezes será necessário você se desdobrar em duas, três, ou até mais vezes para que não falte nada ao seu lindo bebezinho. 

Nesta matéria, você vai encontrar uma série de informações e esclarecimentos para muitas de suas dúvidas, e também muitas dicas de como cuidar do seu bebê nos primeiros dias de vida. 

Uma breve conversa 

Quando seu bebê for para casa após nascer, todo o carinho e dedicação que você tiver disponível, passará a ser para ele. Por isso, o papai e seus filhos mais velhos poderão se sentir um pouco abandonados e enciumados. Isto é absolutamente normal e todos deverão compreender esta crise de ciúmes e se habituar com a presença do pequenino. Mas você, apesar de estar super atarefada, nunca deverá deixar de estar presente em todas as ocasiões. No fundo, você terá que aprender a ser mãe de toda a família. 

Provavelmente você passará por uma grande fase de ansiedade e de angústia nas primeiras semanas após o parto, o que também é absolutamente normal, principalmente porque de uma hora para outra, será responsável por cuidar daquele ser tão pequenino. É naturalmente compreensível que suas forças, após alguns dias, comecem a faltar. Mas o importante será acudir sempre ao seu filho. 

O aleitamento será uma das tarefas mais complicadas. No início, vai parecer que seu bebê não quer mamar, mas depois acabará se tornando algo muito frequente. Você deverá corresponder sempre aos seus pedidos de mamada, até mesmo para evitar que ele chore, e só deverá parar quando o bebê não quiser mais. Infelizmente será necessário controlar o sono por causa das mamadas, que com certeza, serão várias durante a madrugada. Por isso, recomponha-se, fazendo uma sesta nas horas vagas no decorrer do dia. Assim, seu stress, bem como o cansaço, diminuirão, e as energias poderão ser carregadas. Caso seu bebê esteja mamando na mamadeira, o papai poderá lhe ajudar durante a noite para que você possa se recuperar para o próximo dia. 

As características do recém-nascido 

Não se preocupe se você notar algumas irregularidades ao observar seu bebê logo após o nascimento. Entretanto, se você estiver insegura quanto à aparência dele, converse com seu médico. 
Existem muitos fatores que podem lhe parecer anormais, mas que são comuns em vários recém-nascidos. 


A pele 
A cor da pele do seu bebê poderá apresentar uma tonalidade azulada, acinzentada ou avermelhada, e com despigmentações, e se ele nascer após a 40ª semana, a pele também poderá estar seca e enrugada. Entretanto, tudo isso será passageiro. 


A cabeça 
A cabeça do seu bebê poderá ter uma forma alongada ou bicuda logo após o parto normal. Isto se dá em razão da maleabilidade do próprio crânio, que se alonga e se molda durante o nascimento. Além de facilitar o parto, esta é uma forma que a natureza encontrou para que o cérebro dos bebês não sejam danificados. Como a pele, esta também será uma situação passageira, pois a cabeça voltará a ficar arredondada de dois a três dias após o nascimento. 


A tetinhas 
As tetinhas do seu bebê, independente do sexo, poderão apresentar-se inchadas e avermelhadas. Isto é normal e tem a ver com a presença dos hormônios da mãe no sangue do bebê. O mesmo acontece com as áreas genitais. Tudo isso é transitório e desaparece espontaneamente. 


Os reflexos e sentidos 
O recém-nascido reage a quase todos os estímulos, incluindo o som e a luz. Ao ouvir um som alto, por exemplo, ele chora e estica os braços. Ao tocar com o dedo em sua mão, ele tende a apertá-lo, e o danadinho aparenta querer andar quando é segurado de pé em uma superfície plana. 


A estrutura 
O recém-nascido apresenta um peso médio 3200g, 50cm de altura e entre 34 e 35cm de perímetro cefálico. 


As fezes 
O recém-nascido costuma evacuar várias vezes ao dia, inclusive depois das mamadas. As primeiras fezes eliminadas por ele são chamadas de "mecônio", um material viscoso e de cor verde-escuro, que gradativamente vai se tornando amarelado. 


O choro do bebê 

O choro do bebê é uma das coisas que mais causam confusão às mães. No começo, a mãe não consegue compreender porque ele tanto chora, o que só será possível após algum tempo. Mas com certeza, sempre há uma razão para tal manifestação. 
É através do choro que o seu bebê se comunica com você, e geralmente ele chora porque está com fome, com calor ou frio, cansado da posição em que se encontra, com a fralda suja, necessitando de colinho, carinho e atenção ou até mesmo porque não está se sentindo bem. 
O importante é aprender a identificar o choro dele e responder de imediato às suas exigências, mas sempre evitando correr a cada vez que ele chora, pois ele pode se acostumar e usar o choro como uma estratégia para nunca ficar sozinho. 
Se mesmo dando toda a atenção e cuidados ao seu bebê, ele continuar chorando convulsivamente, convém levá-lo ao pediatra para que se possa avaliar o porque do choro.


Fonte:Planeta do bebê

Amei essa matéria e resolvi compartilhar com vocês, na próxima semana irei postar a 2º parte da matéria,pois se não fica muito longo.
Prolonguei o sorteio no blog até dia 24/01, ainda dá tempo de participar é só clicar Aqui.

Beijos!!


12 comentários:

  1. Logo que a Bia nasceu tomei um mega susto...ela teve um sangramento na vagina e eu desesperada ligando pro médico...era hormônio em excesso!!
    São tantas coisinhas que acontecem que devemos estar preparadas!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. *-* Estou seguindo brigada por retribuir :)

    ResponderExcluir
  4. No inicio é tudo em difícil muita novidade para nós, mas depois peamos o jeitinho e fica mais fácil né?!
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  5. Toda vez que leio sobre os RN eu fico com tanta vontade de ter outro rss.. Saudades...

    ResponderExcluir
  6. Ser mãe de primeira viagem
    e não ter quem ajude
    é muito complicado
    parabéns o post ficou bem completo
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Que saudade do primeiro choro. Tantas dicas boas... Estou participando do sorteio
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas. Me lembrei das primeiras semanas do Miguel, do meu desespero, das cólicas incessantes... Nossa! Tanta coisa... Ainda bem que passa. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Os primeiros dias são de fato os mais dificeis principalmente se a mãe for de primeira viagem. Mas com o passar dos outros dias uma nova rotina é estabelecida e a gente pega o jeitinho.

    ResponderExcluir
  10. Nos primeiros dias é complicado mesmo
    Mas depois que pegar o pik tudo se resolve
    Bjus
    Segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. São tantas novidades e mudanças com a chegada do BB. Dias exaustivos, mas inesquecíveis!!
    Adorei as observações. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa são tantas mudanças e acontecimento, que mexe muito com a rotina e a vida da família.
    Os primeiros dias são super complicados até a adaptação de todos. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!