Como cuidar da cicatriz da cesárea

|
Ola mamães, hoje venho abordar um assunto super interessante pra as futuras mamães.
Durante a gravidez e após o parto, a mãe só pensa em seu bebê. Cuida de cada detalhe e dos preparativos antes da sua chegada, além de ficar atenta aos cuidados que o pequeno precisará ao nascer. Mas após o parto, também é preciso que a mulher dedique um tempinho para cuidar de si.
Segue algumas dicas para que possam cuidar da cicatriz, para que a recuperação seja a melhor possível.
O cuidado básico e fundamental com a cicatriz se resume a higiene no local: limpeza com água e sabonete, como em qualquer outra região da pele, tomando o cuidado em deixar bem seco depois.
Em alguns casos,é necessário lavar duas vezes por dia, principalmente quando há uma camada de gordura maior na pele, que costuma deixar a cicatriz mais encoberta”.

Como cuidar da cicatriz depois que voltar pra casa? Até quando precisa de curativo?
“Atualmente utilizamos fios de sutura que não precisam ser retirados, pois são absorvidos pelo corpo com o passar do tempo. Protegendo e cobrindo os pontos, fica o curativo, que deve ser lavado normalmente. Depois de aproximadamente três dias, esse curativo cairá, e a cicatriz poderá permanecer sem proteção, o que favorecerá a cicatrização”.

Existem produtos que podem ser usados para evitar quelóides?
“Algumas pessoas têm mais tendência à queloide. Nesses casos, é indicada a utilização de uma fita de silicone, rica em óleo mineral e que ajuda a hidratar a cicatriz, e também de cremes a base de corticoides, pois inibem a produção de colágeno na região”.



E tomar sol nesse período de cicatrização, pode?
“Na cicatriz não pode tomar sol, pois ela poderá ficar com aspecto pior ou de cor diferente. Porém, a região em que é feita a incisão da cesariana geralmente é coberta por um biquíni comum”.

E se depilar, pode? 
“Quando não há complicação na ferida operatória, o ideal é esperar de 40 a 60 dias para depilar a região com cera. Se for com lâmina, sendo cuidadosa, pode ser feito até um pouco antes”.

Essas perguntas foram respondidas pela obstetra Patricia Maganha, em uma entrevista dada ao Gnt.
Espero que tenham gostado dessas dicas, aqui foram bem uteis na minha recuperação, quase num tenho cicatriz!!

Um grande beijo e um ótimo final de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!