Uso de chupeta,dedo e os danos para os dentes..

|
Hoje vim falar de um assunto que interessa a nós mamães, sobre o uso de chupeta e dedos e os danos aos dentes dos bebês, Aqui Bernardo desde do primeiro dia de vida,adora uma pepeta..rsrs

A sucção é muito importante para as crianças até 2 anos de idade e em algumas delas, a necessidade de sucção é maior, logo surge o hábito de chupeta ou de chupar o dedo. Maus hábitos bucais, quando presente em período prolongado, geram desequilíbrio na formação das arcadas dentárias, principalmente a mordida aberta na região anterior e o desequilíbrio anterior entre as arcadas dentárias (maxila e mandíbula).

Na falta de opção entre chupar chupeta ou não, os pais devem optar por uma chupeta com bico em formato anatômico, pois se adapta melhor a cavidade bucal da criança, ajustando-se ao céu da boca e à língua, acompanhando o movimento de sucção. Os pais não devem colocar cordão, corrente ou fralda pendurados na argola da chupeta, pois além de gerar um risco de estrangulamento, também causa um aumento de peso na chupeta, provocando maior pressão nas estruturas das cavidades bucais, gerando más formações durante o crescimento dessas estruturas. Devem ser observados também, os tamanhos existentes de chupeta, pois devem acompanhar o desenvolvimento craniofacial da criança.
O papel do ortodontista é acompanhar a evolução das arcadas dentárias desde o nascimento dos primeiros dentes até o término do desenvolvimento do crescimento ósseo. O ortodontista pode diagnosticar problemas de erupções dentárias, de desenvolvimento anterior e transversal da mandíbula, e intervir de forma preventiva e interceptativa para que os problemas decorrentes de maus hábitos não se tornem definitivos após a criança chegar ao final do crescimento.
Uma vez instalado o problema ortodôntico que pode ser exemplificado por meio de uma mordida cruzada ou uma mordida aberta, o ortodontista deve intervir com aparelhos ortopédicos, na finalidade de restabelecer o crescimento e a relação corretos entre as arcadas dentárias. Estes mesmos aparelhos podem ser usados com o intuito de dificultar, de alguma forma, o hábito nocivo de sucção de chupeta ou dedo, a fim de que a criança perca também o interesse de continuar com esse hábito. Assim o aparelho pode ser usado como reeducativo ou interceptativo no tratamento ortodôntico.

Fonte: Dra. Andréa Martinez / Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Bom por hoje é isso,espero que tenham gostado das informações.. E por ai os bebês usam chupetas ou chupa os dedinhos??
E num se esqueçam que ainda dá tempo de participar do sorteio,clicando Aqui..
Beijos!!

22 comentários:

  1. amiga não tenho nada contra
    pois hoje tem modelos ótimos
    e como vc falou com cuidados
    de cordão correntes
    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Meu bb tambem ama usa ortodontica para não ter mts problemas pretendo tirar com 2 anos um bj

    ResponderExcluir
  3. Todo cuidado com as correntes muito bem lembrado.
    Aqui é casa não optei pela chupeta.
    Não tenho nada contra quem dá.

    ResponderExcluir
  4. A Arianne usou chupeta até os 3 anos e 9m. Para mim a chupeta só deu benefícios, pois tirei no tempo certo. Adorei a menção da correntes.
    Bjs, Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/9/14

    Por aqui só meu príncipe que hoje tem 5 anos que chupou bico, usou até os 3 anos, depois ele mesmo largou... a minha pequena não quis pegar bico, e olha que tentei com vários bicos em vários formatos...mas o negócio dela é o peito, tem dois anos, quase 3 e não larga o popó dela,kkkkk.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ludmyla! Adorei seu post, eu particularmente sou contra chupeta, mesmo aquelas mais ortodônticas, acho que a criança tem mesmo a necessidade de sugar e prefiro que ela faça o seio de chupeta que a chupeta de seio rs sempre pensei assim, por isso minha Lara não usou e com isso também driblei esses possíveis problemas com ortodontia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Cada um cuida como quer dos seus filhos.
    Mas aqui em casa, minha baby não usou bico.

    Bjs,
    www.dicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12/9/14

    Nunca fui contra a chupeta, pelo contrário até insisti que maus filhos pegassem. Porém, nenhum pegou =(

    ResponderExcluir
  9. Aqui a Julia usou até um ano e a Sofia até os 6 meses... depende muito de cada pai, muito importante a lembrança de não usar cordões nas chupetas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Verdade amiga... já vi mt criança com a arcada dentária comprometida
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito cuidado... o uso excessivo causa realmente problemas, bjs

    ResponderExcluir
  12. Aqui usamos e não tivemos problemas. Mas o uso excessivo com certeza pode causar danos futuros. Ótimo post. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  13. Com certeza! prejudica muito! bjo

    ResponderExcluir
  14. Eu tentei, mais nenhum dos meus filhos quiseram, rsrs
    Ainda bem
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Anônimo13/9/14

    O pequeno aqui não pegou chupeta nem mamadeira, um alívio para mim nesse momento, mas sei bem desses danos pois minha filha usou chupeta até quase 5 anos e os dentes ficaram bem tortinhos.
    Beijos Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  16. Acho que usando chupetas de qualidade e principalmente tirando na hora certa .. não tem problema e pra mim foi uma mão na roda .. luma parou rapidinho .. e tb não vivia com ela na boca .. era pra emergencias ...

    Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  17. Anônimo14/9/14

    Aqui Lohany não pegou a chupeta e nem chupou dedo, um alívio rs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. eu não vejo nenhum problema com o uso da chupeta, mas tem que ser controlado pr não virar um exagerado e causar sérios problemas no futuro.
    beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  19. O Rafa usa chupeta, mas pretendo tirar dele aos poucos paa que não entorte os dentinhos
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o post amiga, a Dri usou chupeta até os 3 anos e 1 mês,
    mas consegui tirar dela..

    Bjos
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir
  21. O Bryan não vive sem a Peta dele...e confesso que eu tb não sei o que faria sem ela rs...essa de não pendurar nada nela pra não pesar eu não sabia....mas não colocar o prendedor de chupeta aqui em casa causa um caos porque ele enfia a chupeta em cada lugar que só por Deus haha
    Por enquanto não penso em me livrar dela...quem sabe daqui um tempinho!!
    Beeijão

    ResponderExcluir
  22. Aqui optei por nao oferecer a chupeta, e as vezes que os intrometidos tentaram oferecer a minha bebê ela rejeitou graças a Deus rsrs O dedo ela só coloca na boca quando estar com muita fome..

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!