Vitamina D, cálcio e o crescimento

|
Até os 3 anos de idade, a curva de desenvolvimento do seu filho está bastante acelerada. Durante esse período, grandes e importantes mudanças acontecem em um curto espaço de tempo. Por isso, é extremamente importante ficar atento à riqueza nutricional dos alimentos oferecidos, já que a alimentação é um importante pilar no desenvolvimento infantil.
Na primeira infância, a construção óssea está a todo vapor e o cálcio e a vitamina D são nutrientes extremamente importantes para realizar essa função. O cálcio é um mineral presente nos ossos e atua na formação, manutenção da estrutura e rigidez do esqueleto. Detalhe: já que o nosso corpo não produz todo o cálcio que precisamos, só a alimentação consegue oferecer a dose necessária. Leite e seus derivados, incluindo o leite materno, são fontes ricas de cálcio.

A vitamina D, por sua vez, atua na absorção do cálcio presente nos alimentos. Por isso, sua deficiência pode gerar atraso no crescimento, formação óssea inadequada, aumento do risco de fraturas na idade adulta e até virar um problema mais sério numa idade avançada.

Produzimos vitamina D a partir da exposição ao sol. Mas a falta de saídas ao ar livre e mesmo o uso de protetor solar (altamente recomendado em todos os períodos do dia) podem contribuir para uma carência deste nutriente. Sendo assim, a ingestão dessa vitamina através da alimentação também é indispensável para assegurar que o cálcio seja absorvido e aproveitado pelo corpo. Peixes como o arenque, o salmão, e a sardinha, além do fígado e da gema de ovo que oferecem grande quantidade da vitamina. Para assegurar um cardápio equilibrado para o seu filho, é importante pedir orientações ao seu médico.

Vale lembrar que toda criança nasce com um potencial de crescimento determinado geneticamente. No entanto, os fatores ambientais aos quais ela está exposta têm total influência para esta meta ser ou não atingida. A alimentação é um desses principais fatores. De acordo com o Ministério da Saúde, até os 5 anos de idade o pequeno requer cuidados nutricionais específicos. Afinal, crescer consome muita energia e é fundamental que as mamães garantam uma dieta que supra essa demanda.

Fonte: Danone Baby

Um grande beijo e um bom final de semana!!

10 comentários:

  1. Realmente a alimentação é muito importante na vida dos nossos filhos, principalmente quando eles ainda são pequeno e precisa consumir mais vitaminas, gostei bastante do post. Beijoss
    www.blogdemaepramamaes.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei amiga....a alimentação dos nossos pequenos é fundamental para um bom desenvolvimento em todos os sentidos!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Alimentação e muito importante, adorei o poster. bjos

    ResponderExcluir
  4. Super importante vitaminas sou a favor bjo

    ResponderExcluir
  5. Comer é o melhor para poder crescer! É verdade. E as vitaminas estão aí pra isso
    Gostei do post
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Super importante n podemos descuidar
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17/8/14

    Vitaminas não podem faltar nunca,até a gente precisa tomar de vez em quando.Ótimo post.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Exatamente amiga, alimentação é tudo na nossa saude......

    ResponderExcluir
  9. Bia sempre se alimentou bem e brincava muito ao ar livre!!
    O sol realmente é muito importante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Alimentação boa é essência para ajudar a genética.

    Brijos

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!